Homens apertando a mão

Afinal, é possível fidelizar clientes em uma loja de ferro e aço?

Você sabe o que é CAC? A sigla, que significa custo de aquisição de clientes, refere-se ao cálculo feito para medir quanto custa trazer um cliente novo para dentro loja. Independentemente do mercado, a maioria dos consultores acredita que o CAC é mais caro do que a manutenção de clientes.

Isso significa dizer que, do ponto de vista financeiro, vale muito mais a pena fidelizar clientes do que apenas atrair novos consumidores para a empresa. É claro que não podemos depender exclusivamente dos consumidores de sempre, mas se eles estiverem realmente satisfeitos com os serviços prestados e produtos oferecidos, podem até atrair outras pessoas para o negócio.

Quer entender o que é preciso para fazer com que o seu público se torne mais fiel, ajudando a manter os negócios sempre aquecidos? Veja algumas dicas que vão te ajudar!

1. Ofereça serviços complementares

Sua loja de ferro e aço oferece apenas o básico ou existem outros tipos de serviço que podem ser oferecidos aos seus clientes? Que tipo de facilidade agregaria valor ao seu estabelecimento hoje?

Pensar a respeito dessas perguntas pode ajudar o seu negócio a conquistar um diferencial, atraindo mais credibilidade e aumentando o faturamento à medida que mantém seus clientes mais próximos.

2. Tenha uma boa qualidade de produtos

Além de ter um leque de opções que consegue realmente atender os clientes em todas as suas necessidades, é preciso que o estabelecimento ofereça itens de qualidade. Portanto, garanta que suas parcerias com os fornecedores estejam bem construídas e ajude a sua equipe de vendas a faturar. Lembre-se também de conservar bem os seus produtos, visto que a integridade desses itens será essencial em uma obra, por exemplo.

3. Determine uma faixa adequada de preços

Se a sua loja e a do concorrente oferecem produtos similares, é fato que o cliente vai levar os preços em conta na hora de fechar seus pedidos. Em um mercado competitivo, as margens de lucro tendem a ficar mais espremidas, fazendo com que bons administradores consigam sobreviver e levando os amadores ao prejuízo. Por isso, manter um nível de preços no patamar correto faz com que os clientes continuem voltando e dando fôlego de caixa para a empresa.

4. Invista em um bom atendimento

Não há dúvidas de que um bom atendimento é um grande diferencial competitivo em todo tipo de mercado. Afinal, saber tratar bem os clientes faz parte da estratégia de todo empresário que busca a fidelização do seu público.

Não adianta dizer que o serviço é diferenciado: para ter um atendimento que realmente se destaca, é preciso estar atento às demandas específicas de cada cliente e saber conduzir muito bem o processo de compra e também o pós-venda.

5. Mantenha uma boa organização da loja

Ter um espaço bem organizado e com facilidade de acesso ajuda muito na hora de manter os clientes. Por outro lado, ambientes com pouca iluminação, corredores estreitos e uma disposição confusa e poco funcional são práticas que devem ser evitadas. Quanto mais confortável e limpa estiver a loja, mais chances de encantar o público, então leve isso em consideração.

Seguindo estas dicas, será mais fácil fidelizar clientes e garantir um futuro promissor para os negócios. Tem outras sugestões a fazer ou se lembrou de alguma experiência sobre fidelização de público para compartilhar? Conte pra gente aqui nos comentários!