Afinal, como fazer um planejamento logístico eficiente?
Fundamental para a competitividade de uma empresa, um bom planejamento logístico reduz os custos de produção e de armazenagem, proporcionando economia à empresa. Além disso, essa estratégia deixa o processo produtivo mais eficiente, já que aumenta a velocidade de entrega do produto.
Ao adotar esse plano de ação, o gestor terá meios de entregar ao seu consumidor uma mercadoria de qualidade, a qual foi produzida de forma rápida e com o menor custo possível.
Continue a leitura deste artigo e descubra mais sobre essa importante estratégia. Vamos começar?
O que é e como funciona um planejamento logístico?
Considerada como uma das mais importantes atividades de um negócio, a logística pode ser conceituada como o conjunto de ações que planeja, executa e controla de forma eficiente o armazenamento, o transporte e a movimentação de mercadorias dentro e fora da empresa.
No entanto, para que esse processo funcione, é preciso que o empreendimento possua um planejamento de logística. Essa estratégia se baseia em entender e otimizar as diversas variáveis que influenciam o processo logístico da empresa.
Como fazer um planejamento logístico apropriado?
Estabelecer um planejamento logístico passa por uma série de etapas fundamentais. Veja abaixo quais são elas!
Otimize a gestão do estoque
Para muitas empresas, um dos maiores desafios existentes é conseguir gerenciar o seu estoque com atendimento eficaz a demanda existente. Afinal, quando um produto se encontra em excesso ou em falta proporciona diversos problemas ao negócio.
Portanto, é preciso definir métricas que possibilitem identificar o nível ideal de estoque. Assim, é possível que o gestor descubra se os produtos armazenados conseguirão atender a demanda e estabeleça o melhor momento que para repor as mercadorias.
Invista em logística integrada
Para que a empresa consiga trabalhar com o máximo de eficiência, é fundamental que os diversos setores que a integram consigam se comunicar de forma fácil. Assim, os gestores de cada departamento conseguirão obter, de forma rápida, as principais informações que influenciam o processo de produção.
Para isso, é preciso que o negócio possua um sistema de gestão integrada com foco nos processos logísticos. Com ele, a administração da empresa ganha celeridade, pois os gestores terão melhores informações para embasar suas tomadas de decisões.
Garanta a eficiência no transporte
Uma das principais funções da logística é definir qual será a melhor forma de transportar o produto para que ele chegue, sem grandes problemas, até o consumidor nas mais diversas localidades. Para isso, é necessário escolher uma transportadora que entregue a carga sem avariá-la e dentro do prazo combinado.
É fundamental, portanto, que o planejamento logístico considere possíveis problemas que poderão acontecer com a mercadoria durante o transporte. Assim, ao identificar os riscos existentes, será possível estabelecer ações que os evitam, o que garantirá a satisfação dos clientes.
Use as embalagens corretas
Além de escolher um design que atraia compradores, uma boa embalagem protege e acondiciona a mercadoria. Portanto, para que o produto chegue com qualidade até o consumidor final, é primordial que o planejamento logístico considere a melhor embalagem para ele.
Com uma embalagem adequada, diminuem-se os custos de devolução e reparação dos produtos entregues em más condições, o que garantirá uma maior satisfação do cliente.
Trabalhe com fornecedores de qualidade
É uma realidade no mercado que, para conseguir ser competitiva, uma empresa deverá contar com ótimos fornecedores. Afinal, é muito difícil um empreendimento ser autossuficiente, pois ele depende de outros negócios para receber a matéria-prima ou contratar serviços que lhe permitam produzir o seu produto com qualidade e eficiência.
Por isso, é necessário avaliar vários fatores antes de contratar um fornecedor, como o custo-benefício do acordo, a distância entre as empresas e o compromisso do contratado.
Como é possível perceber, implementar uma estratégia de planejamento logístico é fundamental para manter a empresa competitiva. Por meio dele, é possível diminuir custos, cumprir prazos e facilitar o trabalho de toda a equipe.
Caso você tenha gostado destas dicas, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber conteúdos como este diretamente em seu e-mail. Até a próxima!