EPIs - Equipamentos de Proteção Individual

A importância do uso de EPIs na sua loja de ferro e aço

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) têm a função de proteger os trabalhadores dos riscos da atividade laboral, buscando que todos permaneçam seguros e saudáveis.

Em uma loja de ferro e aço, por exemplo, a exposição dos empregados a essas situações é natural e, por isso, é importante tomar as medidas necessárias para garantir a segurança.

Continue a leitura deste artigo e entenda a importância do uso de EPIs na sua loja de ferro e aço.

1. Garantir a segurança do trabalhador

Durante o trabalho, o empregado pode acabar sofrendo acidentes pelo manuseio de ferramentas ou máquinas. Com a utilização dos EPIs, o ambiente ficará mais seguro, dando maior tranquilidade ao trabalhador no exercício das suas funções.

Com o equipamento, mesmo em caso de acidente, o empregado poderá evitar ou, ao menos, reduzir os danos sofridos. Ainda, com o trabalho a longo prazo, evitam-se as doenças ocupacionais e sequelas decorrentes da atividade.

2. Obedecer a legislação

De acordo com o art. 166 da Consolidação das Leis do Trabalho, é obrigação do empregador o fornecimento dos EPIs. Além da entrega dos equipamentos, o empregador deve orientar os empregados sobre a utilização, além de fiscalizar o cumprimento.

Ainda, a Norma Regulamentadora n. 6 do Ministério do Trabalho (MTE) trata dos EPIs, afirmando ser responsabilidade do empregador:

  • adquirir os EPIs de acordo com o risco de cada atividade;
  • exigir o uso pelos empregados;
  • fornecer apenas equipamentos aprovados pelo órgão competente;
  • fazer a substituição imediata quando extraviado ou danificado;
  • fazer a higienização ou manutenção periódica;
  • registrar o fornecimento ao trabalhador, por meio de livros, fichas ou sistema eletrônico;
  • comunicar ao MTE qualquer irregularidade.

Desse modo, para garantir a regularidade da empresa e o cumprimento das normas legais, é fundamental que a empresa forneça EPIs sempre que a atividade trouxer risco à saúde e à integridade física do empregado.

4. Reduzir os custos

Quando o empregado labora em atividade ou condições insalubres, ele tem direito ao recebimento do adicional de insalubridade, que poderá ser de 10% (grau mínimo), 20% (grau médio) ou 40% (grau máximo).

Contudo, o fornecimento e a correta utilização dos EPIs são capazes de reduzir ou eliminar os riscos, eliminando o pagamento do adicional ou, ao menos, reduzindo o grau de insalubridade.

Ainda, com mais segurança aos empregados, há a redução de acidentes e doenças ocupacionais, fazendo com que a empresa possa reduzir os gastos relacionados à saúde de seus colaboradores.

5. Evitar penalidades

Se durante uma fiscalização forem encontrados empregados sem EPIs, a empresa será multada, com o valor calculado conforme o risco que a que o colaborador está exposto e o número de irregularidades.

A não utilização dos equipamentos é falta do empregado, portanto, caso constate a desobediência às normas de segurança. Cabe ao empregador tomar as medidas para garantir a observância dessas regras — como advertência, suspensão e, dependendo da gravidade e recorrência da atitude, até a demissão por justa causa.

O importante é que o empregador tenha consciência da importância do uso de EPIs e siga a legislação trabalhista sobre o assunto. Assim, fornecerá um ambiente de trabalho mais seguro para os empregados.

E então, este post esclareceu a importância do uso de EPIs na sua loja de ferro e aço? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!