5 técnicas para desenvolver um atendimento ao cliente de excelência
Você já deixou de frequentar um estabelecimento porque foi mal atendido? Quem nunca? O atendimento ao cliente é o cartão de visita das empresas e uma impressão negativa pode arruinar qualquer negócio. Se sua loja de ferro e aço não presta uma assistência adequada, atenção: você pode estar perdendo dinheiro!
Uma pesquisa sobre o atendimento ao cliente no Brasil, realizada pela NeoAssist, revelou que 68% dos consumidores estariam dispostos a pagar mais por um produto ou serviço se tivessem um suporte melhor. O que os clientes procuram é relacionamento de qualidade e essa é a prova.
Mas, afinal, como oferecer um atendimento de excelência? Não é fácil, mas, usando as 5 técnicas que apresentamos a seguir, você poderá alcançar o sucesso. Confira!
1. Invista em treinamentos de atendimento ao cliente
É nesse processo que você passa para os funcionários todas as diretrizes da empresa, como estratégias e objetivos da corporação. As lojas de ferragens possuem particularidades e é importante que seus atendentes estejam profundamente informados sobre os produtos vendidos.
A capacitação é feita somente quando o funcionário entra na empresa? Não, o trabalho nunca acaba. Os treinamentos devem ser periódicos para manter o funcionário atualizado. Uma opção é fazer simulações para identificar os erros e acertos da sua equipe. Use exemplos reais, negativos e positivos, e explique como lidar com as situações.
Lembrando que, para ter sucesso, você precisa contratar funcionários adequados para o seu nicho. Não desperdice tempo, nem dinheiro. Aprenda a entrevistar os candidatos para trabalhar na sua loja de ferro e aço.
2. Conheça o seu cliente
Para proporcionar um atendimento de qualidade, é essencial que você conheça o comprador. Entender os dilemas dos consumidores é fundamental para conseguir oferecer a melhor solução.
Reúna todas as informações que puder: sexo, profissão, classe social, estado civil e hobbies. Parece exagero, mas não é! Esses dados são úteis para uma assistência de qualidade. O atendimento ao cliente de excelência só pode ser alcançado quando você trata seu consumidor como um indivíduo e não apenas como um número de vendas.
3. Personalize o atendimento
Seja simpático, trate-o pelo nome e, principalmente, ouça seu cliente. Só assim você conseguirá entender o que ele precisa. Tudo isso é para fazê-lo se sentir especial. Acredite, faz toda a diferença.
Quando você demonstra que o foco da loja é apresentar soluções, e não apenas vender, gera uma grande empatia. Seja honesto e não tente empurrar produtos que o comprador não precisa. O cliente logo perceberá que adquiriu algo que não atenderá suas necessidades e ficará insatisfeito.
Para encantar o seu cliente, você precisa ir além das expectativas. Se você prometeu entregar um material em três dias, por exemplo, tente entregar em dois. Mas atenção: sempre cumpra o prometido e nunca prometa o que não pode cumprir.
4. Lembre-se do pós-venda
Alguns dias após fechar negócio, você pode entrar em contato com o cliente para saber se as expectativas foram supridas. Pergunte sobre o atendimento e a qualidade do produto adquirido. Esteja aberto para ouvir reclamações e seja ágil para resolver problemas.
Esse feedback é importantíssimo para você identificar os pontos fortes e as deficiências da sua empresa. Essa atitude vai estreitar os laços com o cliente. Aproveite esse momento para oferecer vantagens para a próxima compra, como brindes e descontos.
5. Recompense funcionários que se destacam
Manter o funcionário engajado e no auge da produtividade não é fácil. Um caminho para atingir a excelência é bonificar os colaboradores que se sobressaem. Isso gera motivação. Uma boa gestão de equipes pode alavancar os resultados do seu negócio. Experimente!
Crie uma premiação mensal para reconhecer o melhor vendedor. Use o feedback recebido dos clientes para identificar o funcionário que presta o melhor atendimento e elogie-o publicamente. Um colaborador valorizado sempre se esforçará para continuar crescendo.
Atingir o nível de excelência no atendimento ao cliente não é fácil, mas vale a pena o esforço. Afinal de contas, o atendimento de qualidade pode ter reflexo direto no faturamento da empresa. Se o cliente for bem assistido, ele sempre comprará ferragens na sua loja. Lembre-se: o sucesso do seu negócio depende deles.
Quer conquistar compradores fiéis? Saiba que é possível fidelizar clientes em uma loja de ferro e aço!