4 canais de atendimento para aproximar sua empresa dos clientes!

Oferecer um bom atendimento ao cliente é fundamental para garantir sua fidelização e conquistar mais destaque no mercado. Mas, então, qual canal de atendimento é mais indicado para isso?

Na verdade, ser multicanal é um requisito importante para atender variados tipos de cliente, tendo em mente que cada pessoa tem um perfil específico. Pensando nisso, veremos neste artigo quais são os quatro melhores canais de atendimento ao cliente para serem adotados em uma empresa, e como se dá o uso ideal de cada uma delas.

Interessado? Então continue a leitura para conferir!

1. Telefone

Um dos meios mais utilizados para o contato direto com o cliente ainda é o tradicional telefone. Apesar de não contar com todos os recursos atuais da tecnologia, esse canal é muito requisitado nos casos de necessidade de atendimento imediato.

Além disso, de certo modo, ele ainda passa mais credibilidade no contato com o público. Tanto que os consumidores costumam optar pelo telefone quando não são respondidos por e-mail ou redes sociais.

Seja qual for o caso, é importante falar sempre de forma clara, lenta e amigável, para evitar má interpretações e ajudar o cliente a se sentir confortável durante a conversa.

2. E-mail

Além do telefone, o e-mail é um dos principais canais de atendimento atuais. A sensação de formalidade e segurança que esse meio causa atrai muitos clientes — sem contar as vantagens de não gerar grandes custos, nem demorar muito tempo para ser enviado.

Ele é interessante, ainda, por manter o histórico das conversas, tornando tudo mais ágil. Também pode ser usado para enviar notícias sobre lançamentos de produtos, promoções e outros conteúdos relevantes.

De toda forma, deve-se usar sempre uma linguagem clara, precisa e breve na comunicação via e-mail — o que exige experiência e uma boa escrita.

3. Chat

Desde a expansão do uso da internet, o atendimento via chat é cada vez mais comum — popularizado, inclusive, pela criação de sites corporativos. Normalmente, a interatividade é feita em tempo real e com o auxílio de uma espécie de robô.

Em caso de problemas e dúvidas de menor escala, essa é uma ótima ferramenta para aumentar a eficiência do atendimento, sendo útil também para direcioná-lo a outros operadores ou setores, em casos mais complexos.

4. Redes sociais

Sem dúvida, as redes sociais são ótimas ferramentas de divulgação da marca, além de um importante canal de relacionamento entre empresas e consumidores. Justamente por isso, são um dos meios de atendimento ao cliente mais utilizados atualmente.

Clientes querem uma resolução rápida para seus problemas, logo, o atendimento deve ser realizado sempre o mais rápido possível. É preciso responder todos comentários — até as reclamações e comentários negativos —, sempre demonstrando interesse em resolver o problema. Desse modo, evita-se que uma imagem prejudicial seja associada à sua empresa.

Essa comunicação via redes sociais também é ótima para a linguagem mais jovem e descontraída. Por isso, muitas empresas criam personas mais divertidas e informais para se aproximar do público. O Twitter e o Facebook estão entre as mídias sociais mais populares nesse sentido.

Por fim, vale ressaltar que atender bem os clientes é essencial, independentemente do canal escolhido. Assim, tendo informações concretas sobre o perfil dos seus clientes, é possível saber quais são os canais de atendimento mais adequados.

Então, gostou deste post sobre canais de atendimento ao cliente? Agora, aproveite esta visita em nosso blog e confira também como realizar um pós-venda eficiente e vender mais!