O que é aço inoxidável? Entenda suas propriedades e usos

O que é aço inoxidável? Entenda suas propriedades e usos

A indústria civil faz uso de múltiplos materiais, sendo o aço um dos principais deles. Ele é utilizado em todo tipo de estrutura e com várias finalidades, pois é um metal muito versátil. Nesse contexto, precisamos conhecer uma de suas variedades mais comuns e saber o que é aço inoxidável.

Esse material tem algumas características centrais que o tornam ideal para diversos propósitos, tanto na construção civil quanto em outras áreas, como eletrônica, joalheria, têxtil, etc. E ele continua adquirindo novas variedades e fórmulas, as quais conferem qualidades mais específicas.

Acompanhe e entenda melhor as propriedades do aço inoxidável, seus tipos e aplicações.

O que é aço inoxidável?

Trata-se de uma liga de aço com baixo teor de carbono, além de adição de cromo, que compõe entre 10% e 30% da liga. Além disso, pode conter outros elementos, como enxofre, níquel, molibdênio, titânio, alumínio, nióbio, nitrogênio, cobre, fósforo ou selênio, os quais conferem qualidades bem específicas.

Confira, a seguir, algumas das principais qualidades do aço inoxidável e como elas impactam sua aplicação.

Alta resistência à corrosão

A principal função do cromo nessa liga é a formação de uma película de óxido de cromo na superfície do aço. Essa camada externa confere maior resistência à corrosão. Daí o nome “aço inoxidável”, aço que não fica oxidado. Essa é sua característica mais importante. Por exemplo, o uso do inox em regiões litorâneas é bastante comum, pois o material não é tão afetado pela maresia.

Material fácil de limpar

Outra característica que torna esse tipo de aço mais atrativo é a facilidade para higienizar. A película de óxido de cromo em sua superfície se regenera após ser danificada, o que elimina ranhuras onde sujeiras e bactérias costumam se formar. Isso é ideal em aplicações na indústria hospitalar ou na indústria de alimentos, em que a higiene é sempre uma prioridade.

Fácil manipulação

Assim como muitos outros tipos de aço, o inox também é bastante maleável e versátil. Entender mais o que significa aço inoxidável é saber que ele pode assumir diversas formas, de acordo com as necessidades do projeto. Algo muito importante em estruturas que apresentam medidas muito precisas em todas as suas peças.

Quais os tipos de aço inoxidável?

Como saber se é aço inoxidável? Na prática, existem dezenas de tipos de aço inox, variando de acordo com as mudanças em sua composição e estrutura. Porém, eles são enquadrados em cinco categorias gerais. Veja quais são, a seguir.

Austenítico

Esse é o aço inoxidável mais utilizado hoje, composto por, pelo menos, 16% de cromo e 6% de níquel. Ele tem microestrutura primária austenita, uma solução sólida de ferro e carbono que se forma em temperaturas de 723ºC. Como você deve imaginar, esse é um aço com alta resistência e tenacidade, especialmente em temperaturas elevadas.

Ferrítico

Como alternativa, você também pode optar pelo inox ferrítico, que tem índice ainda mais alto de resistência à corrosão, mas com um pouco menos de sua resiliência e durabilidade. Além disso, é uma liga magnética. É composto por 10,5% até 27% de cromo, mas o níquel é vestigial. Algumas variações também podem incluir uma quantidade de alumínio ou titânio em sua liga.

Duplex

O inox ferrítico e austenítico apresentam características importantes e complementares. Daí surge a ideia do duplex, um tipo de aço inoxidável que é uma mistura de ambos. Essa combinação fornece alta soldabilidade e resistência à tração, sendo ideal para estruturas complexas e feitas sob medida, mas que ficam expostas.

Martensítico

O inox martensítico é aquele com teor de carbono mais elevado e teor de cromo reduzido. Sua soldabilidade é reduzida, sendo mais difícil de moldar. Porém, ele conta com boa temperabilidade, sendo mais fácil de tratar termicamente. Assim como o ferrítico, também é uma liga magnética.

Endurecido por precipitação

Esse é outro tipo de aço inoxidável que combina duas ligas como base. Nesse caso, ele mistura as qualidades do aço martensítico e austenítico. O seu endurecimento, por sua vez, ocorre com a adição de outros componentes, como o molibdênio ou alumínio. Com o tratamento térmico adequado, essa liga também pode adquirir alta resistência à tração.

Quais são suas principais aplicações?

As vantagens do aço inox são bem evidentes, principalmente sua resistência à corrosão. Por isso, ele costuma ser aplicado em vários ambientes e contextos, em especial, na construção civil.

Veja, aqui, algumas das principais aplicações do aço inoxidável.

Aço estrutural

O uso mais comum do aço em qualquer espaço é na formação de estruturas. Ele costuma servir como esqueleto para diferentes componentes de uma obra ou como parte da sustentação. É o caso, por exemplo, do concreto armado.

O aço inox é particularmente importante quando falamos em estruturas que ficam mais expostas, correndo risco de corrosão e pequenas ranhuras ao longo do tempo. Como esse material não se oxida com facilidade e tem um grau de regeneração, mesmo que limitado, tende a ser mais durável, mesmo em condições mais severas.

Peças reforçadas

Várias peças e componentes, como pinos, parafusos e pregos, também costumam ser fabricados com aço inox. O motivo é bem simples: um material resistente e durável, ideal para reforçar junções entre outras partes maiores. Mesmo uma placa altamente resistente não sobrevive muito tempo se os parafusos que a mantêm no lugar não forem fortes e duráveis o suficiente.

Revestimento

Por último, você também vai encontrar os diferentes tipos de aço inoxidável sendo usados como revestimento para outros materiais, seja com uma camada folheada sobre outros metais ou com placas que cobrem estruturas.

Essa é uma das aplicações mais eficientes do aço inox, pois permite aproveitar ao máximo as qualidades oferecidas por outros materiais, incluindo diferentes metais, mas sem abrir mão de resistência à corrosão oferecida pelo inox.

Agora você sabe o que é um aço inoxidável, conhece os principais tipos e suas características mais importantes. Entender as particularidades de cada material é fundamental no planejamento de uma construção, pois cada variação tem suas próprias qualidades. Dependendo do local e da sua finalidade, a escolha do melhor tipo faz toda a diferença.

Quer continuar bem informado sobre aço e construção civil? Confira mais conteúdos do blog e conheça sobre o Grupo Aço Cearense no nosso site!