Porta de aço de enrolar: conheça os modelos e suas vantagens
O aço é um material versátil e eficiente. A combinação de leveza e resistência é ideal para vários tipos de projeto e peças utilizadas em estruturas. Um dos melhores exemplos disso hoje é a porta de aço de enrolar, a qual tem ganhado ainda mais aderência em diferentes imóveis ao longo dos últimos anos.
Seja em empresas, seja em espaços residenciais, é fundamental pensar na maior segurança do local, mas sem perder a eficiência. Diante disso, a porta de enrolar se mostra como uma das soluções mais acessíveis e eficientes. Algo que você deveria considerar em sua casa ou pequeno negócio.
Para ajudar a entender melhor o assunto, vamos falar um pouco mais sobre a porta de aço de enrolar, seus diferentes tipos, suas qualidades e como elas podem ser usadas. Acompanhe!
O que é porta de aço de enrolar?
Uma porta de enrolar, como você já deve imaginar, é uma estrutura flexível, que pode ser dobrada e enrolada facilmente. Assim, enquanto está fechada, ela ocupa menos espaço e pode ser transportada facilmente até o local.
Esse tipo de porta já era usado desde o Egito antigo, ganhando maior aderência da população geral na Europa durante o século XIX. Claro que, na época, elas ainda não eram feitas majoritariamente de aço, mas sim com cordas e tiras de madeira. Porém, a escolha do aço como material principal não é nenhuma surpresa, especialmente considerando suas várias aplicações, como o aço estrutural.
A porta de aço de enrolar automática, por sua vez, é um pouco mais recente, datando do começo da década de 1920. Nesse caso, são utilizadas tiras de aço que podem ser sobrepostas umas às outras. Uma vez encaixadas e fixadas, oferecem bastante resistência, sendo ideais para proteger diversas entradas.
Quais são os tipos?
Dependendo da sua aplicação e do ambiente onde é utilizada, você pode escolher tipos diferentes de portas de enrolar. Existe a porta de aço de enrolar manual e a porta de aço de enrolar comercial, por exemplo. Cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens. Conheça, a seguir, os principais tipos e como eles se destacam.
Raiada
Quando você pensa em portas de aço de enrolar, é bem provável que essa seja a primeira opção que vem à sua mente, pois é a mais comum hoje. A porta raiada é aquela composta por várias tiras retangulares encaixadas idênticas e sobrepostas. Cada lâmina tem um friso em relevo na vertical com divisórias horizontais.
A sobreposição dessas lâminas cria uma porta que pode ser facilmente instalada. Ela também pode ser fechada, bloqueando a visibilidade através dela, ou ser vazada, permitindo a passagem de ar e luz.
A primeira variação você encontra principalmente na entrada de lojas de rua, galpões e garagens, onde a prioridade é impedir a entrada sem autorização enquanto o local está fechado. Já a segunda é mais comum em garagens residenciais, onde a circulação de ar tem maior importância.
Meia cana
À primeira vista, a porta de aço de enrolar meia cana é bem parecida com a raiada. A principal diferença está no formato das tiras, que são curvas, como uma sessão de um cano. Isso dá à porta uma estética mais suave e elegante em vez do formato quadrado e travado da porta raiada.
Como a maior diferença é estética, você vai encontrar esse tipo de porta de enrolar em locais que ficam visíveis mesmo quando fechados, onde é importante manter uma aparência mais sofisticada. É o caso de algumas lojas em shoppings ou ruas, por exemplo.
Assim como a raiada, a porta meia cana também vem em dois subtipos. A primeira é a lisa, que bloqueia por completo a porta. A segunda é microperfurada, que tem várias pequenas aberturas.
Tipo grade
Nem toda porta de aço de enrolar é feita usando lâminas ou placas. Algumas são criadas com o formato de uma grade, onde os “nós” são os pontos onde ocorrem as dobras. A ideia é criar uma estrutura que fornece maior proteção, mas que seja bem mais aberta, permitindo a passagem fácil de luz e vento. São bem comuns como proteção extra em uma janela, por exemplo.
Outro ponto a favor desse modelo de porta de enrolar é que ela pode explorar uma variedade muito maior de padrões e visuais estéticos. Algumas são bem simples, apenas com as tiras de aço da estrutura, enquanto outras envolvem um padrão mais complexo e elaborado.
Manual e automática
Todas as portas de aço de enrolar que citamos acima podem também ser do tipo manual ou automática. Como o nome diz, uma porta manual precisa ser movida por conta própria, enquanto uma automática é movimentada por uma corrente com um motor atrelado. A escolha entre uma e outra depende do nível de conveniência que você busca.
Uma porta automática é mais fácil de abrir e fechar e pode ser operada a distância, o que é ideal para certos espaços que usam portas pesadas, como garagens. Porém, uma porta manual também não é difícil de operar. Basta ter um apoio necessário para abrir e fechar a porta.
Quais são seus benefícios?
Utilizar uma porta de aço de enrolar traz uma série de vantagens, seja para sua casa, seja para um pequeno negócio. Saiba quais são os benefícios mais comuns que elas oferecem.
Maior segurança
Uma porta de vidro ou de madeira em uma loja dificilmente oferece proteção suficiente durante a noite, especialmente em casos de assalto. Da mesma forma, vários locais não têm portas no sentido tradicional, como é o caso de muitos galpões e garagens. E deixar o local exposto a invasões é bastante arriscado.
Diante disso, a solução mais simples é investir em uma porta de aço de enrolar. O aço é um metal leve, mas bastante resistente e durável. Como resultado, ele oferece uma barreira bem resistente contra impactos. E com uma tranca adequada, é mais que suficiente para impedir qualquer invasão.
Mesmo o modelo tipo grade, que utiliza menos metal, já é mais que suficiente para oferecer segurança, seja em sua residência, seja em seu negócio.
Otimização do espaço
Existem vários tipos de portas, especialmente em garagens, mas quase sempre elas apresentam alguma limitação com relação ao espaço. Um modelo mais tradicional, por exemplo, requer não apenas o espaço que a porta ocupa, mas também a área pela qual ela passa ao abrir. Da mesma forma, uma porta de correr precisa de uma área lateral para ser arrastada.
A porta de enrolar, por sua vez, não apresenta essas dificuldades. Uma de suas maiores qualidades é que ela é bem mais compacta, sendo apenas recolhida quando está aberta. Desde que haja espaço suficiente para a instalação da base, dos trilhos e do motor, caso seja automática, ela tem um impacto mínimo em seu espaço útil.
Fácil de implementar
Uma dúvida comum sobre a porta de aço de enrolar é se ela é fácil de instalar ou não. É verdade que há algumas exigências básicas envolvidas no processo, especialmente com relação à segurança. Porém, é uma tarefa bastante prática, quase tão simples quanto colocar uma cortina sobre uma janela.
Cada modelo tem suas variações, mas, no geral, basta tirar as medidas da entrada e solicitar uma porta que se encaixe nelas. O mesmo vale para a marcação dos trilhos e a colocação da tranca.
Se você tiver todas as ferramentas que precisa à sua disposição e algum tempo, pode fazer tudo por conta própria. Porém, para garantir sua segurança e a instalação correta, pode ser ideal contratar um profissional. Não costuma levar mais do que um dia para deixar tudo pronto.
Fácil de personalizar
Já mencionamos como alguns dos tipos de porta de aço de enrolar adicionam um excelente acabamento estético ao seu espaço. Com um pouco de imaginação, ela também pode ser bastante personalizada, tanto em seus componentes quanto em seu visual.
Primeiramente, o tamanho e formato podem ser ajustados, em especial, na porta do tipo grade. Mesmo nos modelos raiados ou meia cana ainda é possível personalizar um pouco sua textura. E para complementar isso, basta fazer uma pintura.
Alternativamente, você pode dar preferência à aparência do metal polido, que tem uma conotação mais elegante e refinada. Assim, mesmo quando a porta estiver fechada, ela contribui com o visual da fachada.
Opções com ventilação e iluminação natural
Como mencionamos, há muitas variações de porta de aço de enrolar que também são vazadas, ou seja, permitem a passagem de luz e do vento. Isso ajuda você a criar espaços separados, mas sem necessariamente isolá-los por completo uns dos outros.
Por exemplo, você pode ter uma porta de garagem que permita a entrada de luz natural em seu interior durante o dia, aproveitando um pouco mais o sol. Algo ideal para um cômodo que você usa regularmente e quer manter bem confortável, sem utilizar climatização nem muitas luzes artificiais.
Diferentes modelos também podem ser mais ou menos vazados que outros. Se você precisa de privacidade, então pode usar algo com menos abertura. Se essa não for uma questão, uma porta do tipo grade é ideal.
Alta durabilidade
O aço é um dos materiais mais importantes em qualquer construção. É um metal leve, versátil, de fácil armazenamento e bastante resiliente, sendo ideal para criar estruturas complexas, como é o caso das portas de aço de enrolar. Ou seja, é o material ideal para garantir maior segurança.
Sua alta durabilidade significa que ele sofre menos desgaste à medida que a porta de enrolar é aberta e fechada regularmente. Algo que acontece com maior frequência em garagens, por exemplo. O mesmo vale para áreas externas, onde há maior incidência de chuva, vento e poeira. Com a maior resistência do aço, não é necessário se preocupar com manutenção ou substituição com tanta frequência.
Quais são as possibilidades de utilização?
As portas de aço de enrolar são utilizadas em diversos ambientes, quase sempre como uma camada extra de proteção contra invasões ou para evitar que animais entrem e saiam do local. Confira, aqui, alguns dos seus usos mais comuns.
Entradas de lojas
Quando pensamos em uma porta de enrolar, é quase certo que a primeira imagem que vem à mente é a frente de uma loja ou bar, separando a entrada da rua. Essas portas de aço são usadas para deixar o estabelecimento seguro enquanto não há ninguém no local. Algo bastante importante quando há muitas mercadorias armazenadas.
Mesmo dentro de shoppings você também vê estas portas. A principal diferença é que, nas lojas de rua, normalmente é usada a porta raiada, que bloqueia a visão e é resistente, enquanto os shoppings usam uma porta vazada ou microperfurada, para que os seguranças sempre vejam seu interior.
Portões de garagem
Outra aplicação bem comum para a porta de aço de enrolar é na entrada de garagens, especialmente os modelos automáticos. Ainda é menos comum do que as portas de correr, por exemplo, mas já estão ganhando maior aderência do público geral, pois apresentam suas próprias vantagens em comparação com modelos mais tradicionais.
Por exemplo, elas ocupam bem menos espaço depois de instaladas, o que é ideal para entradas mais estreitas e garagens que precisam maximizar o uso do espaço útil disponível. No caso de garagens residenciais, por exemplo, ela é bastante útil, pois oferece segurança e garante que você pode usar ao máximo essa parte da sua residência.
Proteção para janelas
O vidro das janelas, por si só, já é uma forma de proteção, mas está longe de ser 100% confiável. Além disso, para garantir a sua proteção, seria necessário manter a janela trancada, o que não é confortável. Por isso, muitas pessoas optam por uma porta de aço de enrolar. Especificamente, uma do tipo grade.
Esse é um bom meio termo para garantir a segurança de um cômodo sem ter que bloqueá-lo por completo. Diferentemente de uma grade tradicional, a porta pode ser destrancada e enrolada quando necessário. Uma alternativa bem mais prática e versátil. Isso tudo sem abrir mão da melhor resiliência.
Agora você entende mais sobre a porta de aço de enrolar e suas vantagens. Se você está planejando montar a sua, basta conseguir os materiais necessários. Aqui no Grupo Aço Cearense, por exemplo, você encontra facilmente o perfil para porta de enrolar automática, já na medida e quantidade que precisa.
Quer encontrar mais materiais para suas obras? Então conheça também nosso catálogo de produtos e solicite orçamento do Grupo Aço Cearense!