Estruturas metálicas: quais são os tipos de pilares mais utilizados?
Os metais, principalmente o aço, são fundamentais para a construção de estruturas de grande porte. Sem eles, não seria possível criar prédios, pois o concreto, sozinho, não tem as qualidades necessárias. E uma das principais aplicações de estruturas metálicas em vários ambientes hoje é na forma de pilares de sustentação.
A escolha dos materiais adequados é indispensável para garantir a integridade e segurança de qualquer estrutura, especialmente aquelas de grande porte. Sendo assim, você deve conhecer os tipos de pilares de metal usados na construção e suas principais aplicações.
Acompanhe e entenda como essas diferentes estruturas metálicas influenciam a qualidade da sua construção.
Qual a função dos pilares na construção civil?
Os pilares têm como principal finalidade suportar o peso de uma estrutura e transferi-la para sua fundação. Quando há uma área suspensa muito ampla, como é o caso de edifícios com múltiplos andares ou galpões com poucas paredes, é necessário adicionar pilares em algumas áreas para distribuir seu peso e evitar danos à estrutura.
Muitos materiais são utilizados na construção de pilares, como madeira, pedra ou concreto. Porém, em muitos casos, eles também são estruturas metálicas, especialmente quando se trata de projetos de grande porte.
Isso acontece porque o aço na construção civil oferece tanto resistência quanto flexibilidade aos pilares. Além disso, também a criação de estruturas mais leves, o que contribui para uma construção rápida e fácil de manter.
Quais são os tipos de pilares mais utilizados em estruturas metálicas?
A forma como o aço é aplicado faz uma grande diferença no seu aproveitamento. Por isso, existem diferentes tipos de pilares de metal que você pode aplicar em um projeto. Veja os principais tipos e quando são indicados.
Pilares isolados
Os pilares isolados não fazem uso do concreto em sua composição, ou seja, apenas o aço estrutural é responsável por toda a sustentação. Não é o método mais comum em estruturas complexas, como casas e prédios, mas você encontra esses pilares principalmente em galpões, onde seu propósito é sustentar uma série de telhas relativamente leves.
Esse também é o modelo mais fácil de fabricar e construir, já que há pouco além do esqueleto de metal para considerar. E com uma estrutura mais leve, é necessário menos pilares, o que também aumenta o espaço útil disponível.
Pilares mistos
Alternativamente, é possível utilizar os chamados pilares mistos, que utilizam tanto o aço estrutural quanto o concreto em sua composição. Esse é o modelo mais utilizado em edifícios e casas, já que combina a resistência do concreto armado com a maior flexibilidade do metal.
Porém, ainda assim, existem várias formas de confeccionar um pilar misto. Conheça os principais tipos.
Parcialmente revestidos
Nesse caso, o pilar de metal é revestido apenas parcialmente com concreto. O mais comum é utilizar um pilar de aço com perfil em H, cobrindo o espaço entre os planos paralelos para formar um quadrado fechado.
Essa alternativa aproveita bem o espaço disponível, mas ainda confere às estruturas metálicas bem mais resistência, algo fundamental em construções de maior porte. Além disso, o concreto serve como proteção passiva para o aço, reduzindo seu desgaste ao longo do tempo.
Totalmente revestidos
Como o nome diz, esses pilares de aço são completamente cobertos por concreto, o qual forma o núcleo da estrutura. Uma das principais vantagens dessa alternativa é que, durante a construção, é possível acelerar bastante o processo de montagem.
Acontece da seguinte forma: a estrutura metálica é montada primeiro, dando sustentação o suficiente para o trabalho nos andares mais elevados. Ao mesmo tempo, o concreto armado é depositado nos pilares dos andares inferiores. Ou seja, é necessário esperar a cura do material para continuar o trabalho.
Preenchidos
Outra forma de pilar bem comum e com grande potencial é o tipo misto preenchido, onde o concreto é inserido em um pilar de metal oco, o qual pode ser quadrado, circular ou retangular. Nesse caso, é o aço que forma uma armadura ao redor do pilar de concreto.
Sua aplicação é ainda mais prática que nos outros tipos, pois o aço serve como moldura para todo o material. Uma vez armado, basta depositar o concreto e aguardar. Por outro lado, é necessário incluir outro meio de proteção passiva para o metal.
O que considerar ao escolher o tipo de pilar para estrutura metálica?
Durante o planejamento da sua obra, é importante considerar tanto a quantidade quanto os tipos de pilares a serem usados na construção da estrutura metálica. Observe os principais pontos a considerar.
Perfil e composição adequados do aço
Os pilares de aço vêm em diferentes perfis. Cada um desses formatos leva a uma distribuição diferente de peso, o que influencia como são usados nas construções. É importante comparar essas opções antes de escolher quais serão usados.
Peso total da estrutura
Com os avanços da tecnologia na construção civil, é possível construir estruturas metálicas mais duráveis e bastante leves ao mesmo tempo. Porém, elas ainda exercem grande pressão sobre os pilares. Por isso, é necessário calcular seu peso total e o número de pilares necessários para suportá-los.
Espaçamento entre os pilares
Além do peso, é importante considerar o espaço disponível, já que isso afeta o espaçamento entre os pilares. Em áreas amplas, com galpões, é interessante concentrar mais peso em menos pontos de sustentação, para maximizar a área útil.
Acabamento visual
O uso de metais na construção civil influencia tanto a funcionalidade quanto a estética. Prédios modernos tendem a ser mais esguios, pois não exigem uma base tão ampla. Sendo assim, a escolha dos metais e da estrutura ideal dos pilares também deve ser pensada do ponto de vista visual.
Como vimos ao longo deste conteúdo, são diversos os tipos de pilares mais utilizados em estruturas metálicas. Conhecemos sobre as principais funções de cada um deles, o que é de suma importância para tomadas de decisão durante o planejamento de edificações de todos os portes.
Agora que você entende melhor os tipos de pilares e estruturas metálicas usadas na construção civil, pode decidir o que é mais adequado para o seu projeto. O mais importante sempre é encontrar um bom fornecedor para sua obra.
Leia outros conteúdos do blog e conheça mais sobre o Grupo Aço Cearense no nosso site!