aço inox para alimentos

Aço Inox para alimentos: por que é tão usado nesse setor?

Tudo que envolve o cultivo, transporte e preparo de alimentos precisa ser pensado com muito cuidado e bem regulado. Há muitas oportunidades para danificar os produtos, para a proliferação de bactérias, entre outros problemas. Diante disso, a aplicação do aço inox para alimentos tem se mostrado como uma solução cada vez mais exigida.

Naturalmente, para poder oferecer os melhores produtos, é importante conhecer as propriedades do aço inox e suas aplicações na indústria alimentícia. O papel dele é muito mais importante do que apenas como recipiente ou parte de algumas estruturas.

Acompanhe e entenda o papel do aço inox para alimentos.

Por que o aço inox para alimentos é tão usado?

Como você já deve saber, o aço inoxidável, também chamado apenas de “aço inox”, é utilizado em vários locais. Isso inclui o setor alimentício, no qual a sua demanda é cada vez maior.

Se você produz equipamentos para essa área ou fornece material para sua confecção, já deve conhecer um pouco sobre as qualidades do aço inox para alimentos. Sua composição e funcionalidade são ideais para atender às demandas desse setor.

Confira aqui suas principais qualidades.

Anticorrosão

Como o nome já diz, o inox é um metal que não sofre oxidação, ou seja, ele não enferruja. O resultado, aqui, é uma superfície mais lisa, com menor desgaste a médio e longo prazo. Além disso, a baixa oxidação significa que há menos partículas de metal se desprendendo e se agrupando ao alimento.

Melhor durabilidade

Alguns equipamentos são feitos com aço inoxidável, na indústria de alimentos, porque precisam ser utilizados por várias horas seguidas e não podem ser trocados ou parados para manutenção com frequência. É o caso de máquinas de processamento e fornos industriais, por exemplo.

Devido ao menor desgaste, a resistência do aço inox é perfeita para esses equipamentos, minimizando os custos de manutenção no longo prazo.

Segurança dos alimentos

Se os alimentos não são manuseados e controlados com bastante cuidado, há grandes riscos de intoxicação ou danificação dos produtos. Para minimizar esse risco, apenas os melhores materiais devem ser utilizados na confecção de embalagens, ferramentas de manuseio, transporte e preparo — sejam eles de nível industrial ou para uso caseiro.

E o inox garante a não contaminação por reter a sua camada passiva de óxido, fazendo com que permaneça a integridade do alimento.

Fácil de limpar

Outro motivo para a aplicação do inox na indústria alimentícia, especialmente em equipamentos de cozinha, é a facilidade em limpá-lo após cada utilização. Normalmente, uma superfície de metal cria ranhuras com o tempo de exposição ao calor e a produtos químicos.

Porém, como um inox de alta qualidade é bem resistente a esse tipo de dano, ele não cria esses espaços para acumulação de matéria orgânica e bactérias. Como consequência, fica bem mais fácil manter as chapas limpas para o próximo serviço.

Ajuda na conservação do sabor

Algo que muitas pessoas não sabem, mas que afeta bastante a qualidade do alimento, é o sabor que o recipiente deixa no alimento. Panelas de ferro, por exemplo, também deixam um rastro após serem utilizadas na cozinha.

Sendo assim, ter um recipiente que afeta negativamente o sabor, seja no transporte, seja no preparo, é sempre um problema. Felizmente, como o inox não solta partículas sobre os produtos, ele também não prejudica seu sabor.

Material mais sustentável

Outro ponto importante a ser considerado é como o inox é um material mais amigável ao meio ambiente. A reciclagem do aço, se feita da forma correta, pode levar a 100% de reaproveitamento do material, sem perda de qualidade. Ou seja, a quantidade descartada é bem menor.

Quais são as principais aplicações do inox para alimentos?

Com todas as qualidades que listamos, não é surpresa que o aço inox tenha vários usos na indústria de alimentos. Veja, a seguir, alguns de seus principais exemplos.

Confecção de utensílios

Os talheres e outros utensílios de cozinha, com o tempo, estão sempre expostos à corrosão e degradação, em especial, quando há contato com a água. Por isso, muitos deles são confeccionados em aço inoxidável. Assim, podem ser utilizados por mais tempo.

Cozinhas industriais

Quando se trata de uma cozinha profissional, as exigências em limpeza e durabilidade são bem mais altas. Por isso, cozinhas industriais costumam ser feitas quase totalmente em inox, que é mais durável e ajuda a ter o menor impacto possível nos alimentos. Assim, o contato com certos componentes não causa alterações em seu sabor.

Fabricação de fornos

Como você deve imaginar, os fornos industriais também precisam ser feitos com material de maior qualidade, tanto para evitar a contaminação dos alimentos quanto para garantir sua funcionalidade por mais tempo. Novamente, o aço inoxidável é uma das melhores alternativas, com alta resistência ao calor e maior durabilidade.

Quais são os tipos de inox para alimentos?

O aço é um material bem versátil, em parte, devido às suas variações. Dependendo de sua composição e de outros materiais adicionados, ele adquire diferentes qualidades e aplicações. Conheça alguns dos principais tipos de aço inoxidável para alimentos usados hoje.

Austeníticos

É um aço composto por ferro e quantidades menores de cromo, carbono, molibdênio e níquel. Nessa variação, você obtém mais resistência à corrosão e ao calor, sendo bastante utilizado na fabricação de fogões. Algumas ligas têm a adição de manganês, que melhora sua resistência à abrasão.

Ferríticos

Esse tipo de aço inoxidável é feito com ferro e pequenas quantidades de carbono, cromo e molibdênio. A ausência do níquel reduz um pouco sua resistência, mas ainda é um material de boa qualidade para várias partes da cozinha industrial, como as bancadas. Existe também a variação chamada “duplex”, que combina as qualidades do aço austenítico e ferrítico.

Martensíticos

O aço martensítico é feito com ferro e pequenas quantidades de carbono e cromo. Apresenta alta resistência ao desgaste, sendo bastante usado na fabricação de utensílios de cutelaria. Essa durabilidade se deve, principalmente, à concentração de carbono, que é maior que a média.

Agora você já entende melhor a aplicação do aço inox para alimentos e suas vantagens. Claro, para aproveitar esses benefícios, o mais importante é contar com um bom fornecedor, que entregue o aço de boa qualidade.

Essas informações ajudaram você a entender melhor a importância do aço inox para alimentos? Então aproveite para ler outros conteúdos do blog e compartilhe este artigo em suas redes sociais.