telha zincalume

Telha zincalume: 7 pontos essenciais sobre ela

A telha é um produto moldado a partir do aço plano galvanizado ou aluzinco (zincalume). No primeiro caso, existe um revestimento de camada de zinco para proteção contra corrosão. No segundo, a telha zincalume é revestida com zinco e alumínio, o que eleva a resistência à corrosão e traz mais durabilidade.

Assim, a telha zincalume é utilizada em coberturas e fechamentos laterais de prédios e residências, instalações industriais e comerciais de tamanhos variados. Isso por apresentar propriedades como isolamento térmico, vida útil, facilidade de instalação, proteção e estética, além de dois formatos geométricos básicos: ondulada e trapezoidal.

Como você pode verificar, as vantagens de ter esse produto são imensas. Mas queremos ressaltar que é necessário observar o ambiente propício para a instalação das telhas e de outros produtos. Mas relaxa: vamos explicar melhor esses aspectos. Continue a leitura!

1. O que é a telha zincalume?

Trata-se de um tipo de material de cobertura de aço revestido com misturas que vão além do zinco, como ocorre com o galvanizado. Assim, a zincalume também conta com alumínio. Esse revestimento garante uma resistência superior à corrosão e durabilidade em comparação ao aço galvanizado tradicional, revestido com zinco puro.

A cobertura de zinco é popular em muitos países — como França, Bélgica e Alemanha. Isso é explicado pela longevidade, resistência à ferrugem e corrosão e capacidade de suportar condições climáticas adversas.

Assim, a telha galvanizada é comumente usada em edifícios residenciais, comerciais e industriais. E ainda, está disponível em uma variedade de cores e perfis para se adequar a diferentes estilos arquitetônicos.

Entretanto, a cobertura de zinco e alumínio — telha Zincalume — tem ganhado popularidade nos últimos anos. Afinal, é uma opção mais resistente do que as coberturas tradicionais, revestidas apenas com zinco.

2. Quais são as características da telha zincalume?

Algumas delas são:

  • durabilidade;
  • leveza;
  • versatilidade (disponível em diversos modelos e tamanhos);
  • estética (encontrada em variadas cores);
  • material reciclável.

3. Qual é o preço da telha zincalume?

O valor varia conforme diversos fatores, como o tamanho, o modelo, a região onde é vendida, a quantidade comprada e a disponibilidade no mercado. Mas, em geral, a telha zincalume pode ter um preço um pouco mais elevado do que outros tipos de telha, como a telha galvanizada.

Contudo, considere a qualidade e a durabilidade do material, que podem ser fatores determinantes no custo-benefício do produto a longo prazo.

4. Quais são as indicações das telhas zincalume?

Esses produtos não são recomendados para uso em ambientes de alta concentração de enxofre. Afinal, as condições para corrosão* são favoráveis. É o caso das olarias, indústria que produz tijolos, telhas e outros materiais cerâmicos.

Nessa produção, ocorre queima, que gera gases como o enxofre, criando um ambiente propício à corrosão. Por isso, as telhas em aço não são as linhas de produtos mais recomendadas, principalmente as mais próximas da fonte emissora de gases (fornos).

A liberação do SO2 (enxofre) ocorre principalmente em atividades como queima de carvão, que ao entrar em contato com o oxigênio, transforma-se em dióxido e trióxido de enxofre. Assim, ao reagir com a umidade do ar, forma o ácido sulfúrico, o qual ainda pode reagir com a amônia presente no ar e formar sulfato de amônia.

Todos esses gases formados, quando em contato com estruturas metálicas, são responsáveis por acelerar o processo corrosivo.

Saber disso faz com que você escolha o melhor material para utilizar em suas obras, reformas e ambientes. Então, saiba que as telhas zincalume são indicadas para as demais coberturas de edifícios e construções em geral, tanto residenciais quanto comerciais e industriais.

5. Galvanização e pintura podem ajudar contra a corrosão?

Sim! Afinal, esses processos diminuem o contato com substâncias não metálicas presentes no meio, como O₂, S, H₂S, CO₂ entre outros. Porém, tanto o zinco que se encontra na camada ou a tinta vão sendo consumidos pelo contato com essas substâncias, o que deixa o material desprotegido.

Logo, o material galvanizado e/ou pintado tem uma vida útil maior. Entretanto, não é possível estimar o tempo, pois dependo do meio que material foi inserido a velocidade de degradação pode ser maior ou menor.

6. Qual a diferença da telha zincalume para a galvalume?

A principal diferença entre a telha zincalume e a telha galvalume é a composição química: a primeira é revestida com uma camada de zinco (Zn) e alumínio (Al). Enquanto isso, a telha galvalume é revestida com uma camada de alumínio (Al), zinco (Zn) e silício (Si).

Zinco e alumínio — presentes na zincalume — conferem alta resistência à corrosão e à oxidação, garantindo uma longa durabilidade da telha. Enquanto isso, o acréscimo do silício, presente na galvalume, eleva a aderência entre o revestimento e o aço. Isso traz mais resistência à corrosão e à oxidação, além de uma melhor capacidade de resistência ao calor.

7. Qual escolher: zincalume ou galvalume?

A escolha depende das necessidades e especificidades de cada projeto, das condições climáticas e ambientais em que a cobertura será instalada. Afinal, ambas opções apresentam alta resistência à corrosão e à oxidação. Contudo, o galvalume apresenta uma maior resistência térmica e mecânica.

Logo, em geral, a telha galvalume é mais resistente e durável do que a zincalume, mas tende a ser um pouco mais cara. É importante lembrar que a escolha de um material de qualidade e uma instalação correta são fundamentais para garantir a durabilidade e a eficiência da cobertura.

Então, tirou as suas principais dúvidas sobre a telha zincalume, as diferenças dela para a galvanizada tradicional e a galvalume? Como visto, todas apresentam aspectos positivos. Então, a escolha depende do orçamento, condições ambientais e climáticas do projeto. Com a Aço Cearense você tem telhas de alta qualidade e com tratamentos especiais para trazer durabilidade e resistência à corrosão.

Gostou de saber mais sobre a telha zincalume? Leia outros conteúdos do blog e conheça mais sobre o Grupo Aço Cearense no nosso site!

* A corrosão é processo natural em metal e ela consiste na deterioração dos materiais pela ação química ou eletroquímica do meio, podendo estar ou não associado a esforços mecânicos. Nos processos de corrosão, os metais reagem com substâncias não metálicos presentes no meio, como, por exemplo, O₂, S, H₂S, CO₂ entre outros, produzindo compostos semelhantes aos encontrados na natureza, dos quais foram extraídos. Dessa forma pode-se interpretar que a corrosão corresponde ao inverso do processo metalúrgico.