Tecnologias Indispensáveis para sua Empresa De Ferro e Aço Vender Mais
2020 será um ano que ficará marcado na história da humanidade por conta da pandemia do coronavírus e suas consequências e desdobramentos quer sejam na área da saúde, nas relações pessoais ou profissionais e também na maneira de vender e tratar com o cliente para empresas de qualquer segmento e porte.
O perfil dos clientes, a forma como fazem e escolhem o que e onde comprar, que já vinha num processo de mudança, se acelerou. Hoje as empresas precisam estar adaptadas ao “novo”, e com isso a tecnologia se tornou uma aliada ainda mais forte e necessária, abrindo e fornecendo novas possibilidades na forma de tratar e atender o seu cliente.
Em matéria publicada no site da IstoÉ Dinheiro de 20 de maio de 2020, é dito que houve um aumento na ordem de 400% no número de empresas que passaram a utilizar a internet para vender seus produtos e serviços durante o período inicial da pandemia e do isolamento social, com destaque para os setores de moda, alimentos e serviços. Mas por que não vender também ferro e aço pela internet através de sites de e-commerce ou pelas redes sociais e estabelecer ou fortalecer a relação com o seu cliente?
Ferro e aço são commodities e tem em geral produtos que seguem um padrão para serem comercializados, o que permite que sua empresa possa realizar negócios usando os recursos que a tecnologia dispõe.
Hoje muitas empresas já possuem chatbots, que são mecanismos automatizados de conversa através do WhatsApp que facilitam a venda de produtos e serviços. Se mesmo assim o cliente desejar ter um atendimento direto com um vendedor, esses sistemas fazem o redirecionamento.
Aplicativos e sites de vendas também são excelentes ferramentas, mas para todas essas novas formas de relacionamento com o cliente, cabem alguns cuidados a serem observados.
Procure realizar operações de vendas apenas de produtos num tamanho e formato padrão. A customização pode gerar dificuldades que somente através de um contato direto com um vendedor poderão ser resolvidos e tirar toda a agilidade que essas ferramentas podem dar ao seu negócio e até mesmo fazer com que no futuro o cliente não volte a utilizá-los por algum problema encontrado durante o processo de compra.
Contrate empresas que tenham um portfólio confiável de clientes para formar parceria no desenvolvimento e implantação desses canais de comercialização dos seus produtos e serviços, o barato pode sair muito mais caro no final. Tecnologia é investimento e não custo, guarde bem esse conceito.
Por último e não menos importante, a segurança. Tenha processos de auditoria associados a essas ferramentas para que possa realizar o monitoramento de possíveis ataques cibernéticos que venham a comprometer os seus serviços de vendas e principalmente os dados dos seus clientes. Hoje no Brasil temos a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD e em vários países, leis equivalentes que podem gerar multas altíssimas capazes até de fazer com que uma empresa venha a fechar as portas por permitir de alguma forma o vazamento das informações dos seus clientes, os expondo.
Não tenha medo da tecnologia, ela veio para lhe ajudar e apresentar seu negócio ao mundo.
Autor: Cássio Mota
Cássio é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas pela Estácio-FIC, com MBA em Governança de Tecnologia da Informação pela mesma instituição. Possui mais de 30 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação e exerce o cargo de Coordenador de Sistemas no Setor de Tecnologia da Informação da Aço Cearense Comercial, onde já trabalha há mais de 14 anos.