Afinal, o que é e qual a importância de uma gestão de estoque eficiente?
Com um mundo cada vez mais globalizado e marcado pela alta competitividade, na busca de conseguir atender às demandas dos clientes e se destacar, a gestão de estoques é um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas atualmente. A gestão dos estoques é um dos aspectos do negócio que merece atenção especial e sua má gestão poderá colocar em risco a sobrevivência da empresa.
Um estoque bem administrado significa, em resumo, termos materiais e produtos certos na quantidade certa para atender de forma ágil o mercado/clientes e ao mesmo tempo contribuir com uma boa saúde financeira, devido a sua forte influência no fluxo de caixa.
Estoques em excesso, materiais de baixo giro (saídas) ou até mesmo parados, impactam negativamente no fluxo de caixa, exigem maiores custos com controles, armazenagem, além das possíveis perdas/obsolescência. Já os estoques muito baixos, podem gerar em falta de produtos, perda de vendas, insatisfação dos clientes e paradas de produção, por exemplo.
Dessa forma, a gestão de estoque precisa ser dinâmica, acompanhando o movimento do mercado, revisando periodicamente as políticas de estoques, otimizar os processos operacionais e o relacionamento com sua cadeia de fornecedores.
Feito isso, os benefícios são muitos, sendo que a gestão de estoques integrando vendas, logística, suprimentos, financeiro e contabilidade geram melhores resultados para a empresa, aumenta a performance financeira com melhores compras, reduz perdas, melhora o fluxo de caixa e ainda garante o atendimento a seus clientes, maximizando os lucros e o valor do negócio.
É fundamental também, garantir controle da acuracidade dos produtos que estão estocados, sua organização e a melhor distribuição desses itens, são iniciativas que podem gerar um alto impacto financeiro sobre seu empreendimento.
Assim seguem algumas ações práticas que podem ser adotadas:
- Analisar as necessidades de quantidades de matérias-primas para manter o mínimo necessário e não parar a produção;
- Conhecer a necessidade das demandas do departamento de venda;
- Monitorar o giro das mercadorias, definindo as quantidades mínimas e máximas no estoque para não perder vendas;
- Implantar procedimentos e controles de entrada, armazenagem, requisições de almoxarifado e expedição;
- Equalizar prazos para compra e venda para otimizar o fluxo de caixa;
- Garantir que todas as movimentações sejam devidamente registradas na contabilidade da empresa;
- Utilizar a tecnologia para garantir a eficiência dos controles implantados.
Fontes:
Como fazer a gestão do seu estoque: Sebrae, https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sp/cursos_eventos/como-fazer-a-gestao-do-seu-estoque,fdea4c64814fc510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em 09 de novembro de 2020.
O que é gestão de estoque: Definição, importância e 7 dicas para ser mais eficiente. Siteware, 2000. Disponível em URL https://www.siteware.com.br/processos/o-que-e-gestao-estoque. Acesso em 09, novembro de 2020.