Retenção de clientes na crise: 3 dicas para implementar hoje na sua empresa
Saber trabalhar a retenção de clientes é o desejo de toda empresa, principalmente em momentos de crise e fragilização do mercado.
A pandemia mundial da Covid-19, além de ser uma crise de saúde pública, tem impactado direta e duramente as empresas.
Em um cenário de incertezas econômicas, as empresas precisaram se adaptar e responder rapidamente ao momento. Isso aconteceu tanto com as que viram suas vendas dando um salto pelo aumento da demanda, quanto com aquelas que, em sua maioria, estão sofrendo pelas consequências do alastramento da doença.
Muita coisa mudou, e a forma de se relacionar com os clientes também precisa evoluir. Por isso, continue a leitura para você ver o que pode ser feito!
1ª Dica: Compreenda seu público
Sabe-se que em um período de crise, ambos os lados podem estar em dificuldades. Logo, procurar compreender seu público-alvo é a primeira maneira de conhecer as suas necessidades e atuar para supri-las. Neste caso, a empresa já sabe que o fator preço é um dos principais motivos de queda nas negociações. Deste modo, vale a pena criar uma estratégia para trazer ao mercado preços que se adequem à atual situação. Alguns exemplos neste caso podem ser:
- Redução de gastos desnecessários;
- Criação de nova linha de produtos ou serviços alternativos com preço mais acessíveis;
- Oferecer complementos pelo menor preço. Exemplo: entrega grátis, instalação por conta da empresa, entre outros.
2ª Dica: Socialize-se
A internet tem sido um dos maiores canais de comunicação e negociação entre clientes e empresas. Deste modo, se sua empresa ainda não faz parte deste mundo digital, você está perdendo uma grande fatia de mercado. Por outro lado, para as empresas que já estão na internet, recomenda-se também manterem o foco nas estratégias de marketing digital por terem ótimo custo benefício. Nesta fase recomenda-se:
- Manter o site da empresa atualizado;
- Ter um blog corporativo para abordar assuntos relacionados ao nicho da empresa. Despertar o interesse dos leitores em conhecer e negociar com a empresa;
- Possuir perfis em redes sociais, de modo a ampliar a comunicação com os leitores e clientes, criando assim um conceito com a marca da empresa;
- Fazer uso de e-mail marketing com base em lista de contatos cadastrados em newsletter do website e blog da empresa, entre outros.
3ª Dica: Melhore a gestão
Há um ditado que diz que não se pode obter uma gestão do que não se pode mensurar. Esta afirmação reflete no fato de que muitas empresas estão perdidas em seus mercados, e em tempos de crise suas bases não estão sólidas o suficiente para superarem os desafios.
Uma boa gestão inicia com um bom processo de planejamento estratégico. Enfim, se não definirmos um caminho claro, logo nossa empresa e todos nossos parceiros e colaboradores estarão perdidos.
Deste modo, torna-se essencial conhecer a fundo todos os aspectos que envolvem otimização de processos baseado nos seguintes questionamentos:
- Minha empresa possui o atendimento adequado aos clientes?
- Qual a necessidade de nossos consumidores e qual problema devemos ajudá-los a solucionar?
- Que tipo de estratégias nossos concorrentes estão utilizando para conquistar novos clientes?
- Como podemos descobrir as oportunidades em nosso nicho e qual o momento correto para os investimentos
- Possuímos uma equipe engajada e comprometida?
Com estes e outros questionamentos em mente, há a necessidade de posicionar a gestão da empresa adequadamente de modo a criar estratégias eficientes para promover a atração e retenção de clientes. Uma excelente dica nesta fase é pedir ajuda! Procure consultorias específicas, e que tenham à disposição profissionais qualificados para auxiliar a empresa em seu crescimento e ganho de destaque no mercado.
Fontes: Rockcontent e Templum