Qual a importância da comunicação nas empresas? Entenda!

Qual a importância da comunicação nas empresas? Entenda!

Atualmente, muito se fala sobre comunicação. Há uma série de estudos e tecnologias dedicados a melhorar o diálogo que ocorre dentro das organizações, tornando-o mais fluido, preciso e consistente. Nesse contexto, qual a importância da comunicação nas empresas?

Sem qualquer dúvida, um dos elementos mais importantes para o sucesso dos negócios é o diálogo que ocorre no ambiente interno. Isso contribui para o alinhamento e execução das estratégias, bem como para a redução dos problemas, para citar apenas dois exemplos.

Nos tópicos seguintes, vamos nos aprofundar no assunto e apresentaremos reflexões sobre a importância da comunicação nas empresas. Portanto, continue sua leitura com atenção.

Permite o alinhamento para elaborar e executar estratégias

Todo mercado tem recursos escassos. Há uma quantidade limitada de clientes, fornecedores e dinheiro em circulação, tornando-se necessário competir por eles. Mas ninguém age de qualquer forma, pois se utilizam objetivos, estratégias e táticas bem delimitadas para alcançar o sucesso.

No entanto, para executar a estratégia, a comunicação é um elemento-chave. É preciso comunicar a todos os funcionários o que será feito, por qual motivo e como. Sem diálogo, uma estratégia não seria executada, ou estaria condenada ao fracasso desde o princípio.

Reduz o número de erros, conflitos e acidentes internos

Todos os anos, há uma grande quantidade de acidentes no ambiente de trabalho, alguns realmente trágicos. Com maior frequência, existem erros operacionais (que custam caro e demandam retrabalho) e conflitos interpessoais, como fofocas e, até, brigas físicas.

A correta comunicação evita esses problemas, pois mantém os profissionais alinhados e reduz o número de atritos interpessoais. Também potencializa a observância das normas de segurança e padrões de conduta, resultando em mais harmonia e segurança.

Aumenta a satisfação dos clientes finais

Todos os anos, uma grande quantidade de clientes migra para a concorrência. O maior motivo não é a qualidade ou o preço dos produtos, mas a insatisfação com o atendimento. Funcionários que não se comunicam bem oferecem uma experiência precária.

Nesse sentido, a própria satisfação do cliente depende da comunicação que ocorre dentro da empresa. Se o diálogo é prejudicado, o atendimento se torna mais demorado, menos polido e impreciso. O contrário também é válido. Logo, a correta comunicação resulta em satisfação.

Gera alto retornos sobre investimento

Toda empresa conta com recursos financeiros limitados; logo, é preciso investir de forma estratégica e colocar dinheiro onde gerar mais retorno. A comunicação é um bom exemplo disso, e ela oferece retorno financeiro de três principais formas:

  1. aumentando o número de negócios fechados;
  2. reduzindo os custos com erros, acidentes e problemas;
  3. otimizando a produtividade do dia a dia.

Veja que a comunicação é importante por vários motivos, inclusive financeiros. Empresas que não se comunicam tendem a falhar com maior frequência e perder boas oportunidades.

Portanto, é preciso concentrar esforços na melhoria da comunicação. Esse processo pode até ter um início, mas não tem um fim — é preciso melhorar sempre e eliminar “gargalos”. Para melhorar o diálogo, atue em dois sentidos: primeiro, conscientize os líderes da importância do assunto. Depois, integre novos canais que gerem fluidez e acerto no diálogo.

Agora que está por dentro do tema e sabe a importância da comunicação nas empresas, aproveite para continuar aprendendo conosco. Siga nossas redes sociais — estamos no Facebook e LinkedIn. Vamos lá!