Aprenda aqui como fazer um previsão de demanda!
Tomar decisões apoiada em dados e não em achismos é completamente inevitável para uma gestão eficiente de qualquer empresa. Logo, a previsão de demanda é uma metodologia bastante eficaz.
Sua utilização auxilia as empresas na administração eficiente dos seus estoques, como também na projeção financeira e no estudo de viabilidade para uma possível ampliação do negócio.
Quer saber mais a respeito dessa metodologia e como realizá-la em sua empresa? Então, continue com a leitura!
O que é previsão de demanda?
É o procedimento que tem como objetivo projetar a necessidade por um produto. Ao fazer a previsão, deve-se levar em conta os indicadores econômicos, o relatório de vendas e as intenções da empresa ao analisar se as vendas tiveram um aumento ou não durante determinado período.
Confira alguns pontos que podem ser avaliados de forma bastante segura com o uso dessa metodologia:
- necessidade de contratação de mais colaboradores para atender a nova demanda;
- investimento em ações de marketing e em insumos;
- fluxo de caixa.
O uso dessa ferramenta poderá ser utilizada com diferentes objetivos:
- com intuito de analisar a demanda de um produto específico;
- a partir de uma parcela de mercado.
Como fazer uma correta previsão de demanda?
Não importa o porte do seu negócio, manter o controle sobre o estoque é uma questão vital para seu empreendimento. Já pensou em deixar de atender um cliente por falta de algum produto? Essa situação pode comprometer a imagem do seu negócio, levando você não só a perder clientes, como também ver seu faturamento cair. A seguir, entenda o que fazer para evitar que isso aconteça.
Definir os objetivos
Não é possível fazer a análise da previsão sem ter, de forma clara, os objetivos do seu negócio. Lembrando que as metas têm que ser possíveis e realizáveis. No entanto, a definição deve ser para os cenários de curto, médio e longo prazo, tendo por base seu consumo global e fragmentado do produto, do serviço ou toda sua produção.
Definir o horizonte de tempo
Baseado nos objetivos, deve ser estabelecida a extensão do tempo para qual a demanda será prevista. Exemplo: determinar que será por um período de 2 anos.
Modelo de previsão a ser adotado
Após a definição do objetivo, é chegada a hora de selecionar qual o modelo a ser adotado, que pode ser o método de pesquisas ou os métodos estatísticos.
Coleta de dados
A coleta de dados pode ser primária ou secundária. Os dados primários são as informações que não foram coletados antes e os secundários são aqueles que já foram coletados e que se encontram disponíveis.
Estimativa dos resultados
Depois da coleta de dados, segue-se a estimativa da demanda por um determinado período. Geralmente aparecem na forma de equações matemáticas e o resultado é interpretado e apresentado de maneira mais simples para permitir que os colaboradores as utilizem com facilidade.
Quais os benefícios da previsão de demanda?
Entre os benefícios, podemos destacar:
- melhor planejamento e previsões futuras do financeiro da empresa;
- planejamento das ações de marketing;
- redução dos custos de produção ou operacionais;
- melhora da gestão de armazenamento e controle de estoque.
Qual a importância da previsão de demanda?
A importância se deve à necessidade de saber quais serão, por estimativa, suas vendas. Isso possibilita a gestão mais eficiente do controle de estoque e da produção. Um eventual exagero na aquisição de insumos gera prejuízos à empresa, como também o mau controle do estoque representa um capital parado que poderia ser investido em outras áreas.
Portanto, a previsão de demanda propicia às organizações informações valiosas sobre os mercados em que operam, como também sobre os mercados-alvos. Possibilita ainda uma gestão mais eficiente do estoque e do capital empregado.
Enfim, espero que este texto seja útil para você! Dê sua opinião e conte para nós como lida com essa questão na sua empresa.