Aprenda como lucrar mais sem aumentar os preços dos produtos!
Um dos maiores objetivos de quem tem uma loja de ferro e aço é vender com boas margens de lucro. Assim, é possível obter um desempenho superior e reinvestir no desenvolvimento do estabelecimento. O desafio é saber como lucrar mais sem aumentar os preços.
Subir o valor dos produtos pode afugentar os atuais clientes e resultar em prejuízos no longo prazo. Felizmente, existem muitas rotas alternativas, como otimizar o volume de vendas, reduzir os custos de atividades e renegociar os preços de compra das mercadorias.
Sabemos que o assunto é importante, por isso, criarmos um artigo completo para você. Veja agora como lucrar mais sem aumentar os preços dos produtos!
Maximize o volume de vendas
A primeira dica é simples: aumente o volume de vendas. Quando as negociações crescem e os custos fixos (com aluguel e segurança, por exemplo) permanecem os mesmos, a loja tem maior margem de lucro. Isso também é chamado de ganho em escala.
Nesse sentido, é necessário pensar em novas técnicas de vendas. O uso de cross-selling (vendas cruzadas) é bastante útil e consiste em oferecer produtos que combinem ou complementem o que foi inicialmente pedido pelo cliente, avolumando a venda.
Reduza os custos não estratégicos
É possível dividir os custos operacionais em dois: estratégicos e não estratégicos. O primeiro ajuda no crescimento da loja de ferro e aço — é o caso do marketing. Já o segundo é necessário à manutenção das atividades diárias — é o caso do pagamento de tributos.
Foque na redução dos custos não estratégicos. Água, energia, produtos de limpeza, aluguel, impostos inadequados, copos plásticos, e assim por diante. Quanto mais puder economizar, maior será a margem de lucro no fim de cada mês. Engaje toda a equipe na redução de custos.
Faça boas negociações com os fornecedores
Alguns produtos utilizados no dia a dia podem ser substituídos por outros mais baratos sem que isso afete a qualidade do negócio. É o caso dos copos plásticos ou das folhas A4. Também é possível renegociar com os fornecedores para chegar a preços menores.
Tenha uma coisa em mente: a ótima venda começa no processo de compra. Ao pleitear preços mais atraentes, você poderá vender com melhores margens de lucro. Portanto, converse com seus fornecedores, avalie itens substitutos e busque pela melhor compra possível.
Invista na fidelização dos clientes
O valor de um cliente não é medido por uma única compra, mas pelo tempo que passou fidelizado à loja de ferro e aço. Isso significa que os clientes leais tendem a dar mais lucro para a empresa porque compram com maior frequência e gastam mais.
Nesse caso, invista em campanhas de fidelização. Estimule o público a voltar mais vezes, implemente um cartão de fidelidade, ofereça desconto para clientes cadastrados e reforce o pós-venda. Quanto mais tempo as pessoas permanecerem na sua empresa, mais lucro você terá.
Pensar em como lucrar mais envolve muitos fatores. É preciso, sim, ter um bom preço de venda, mas há outras coisas que podem ser feitas. Então, aproveite para otimizar o volume de vendas, reduzir os custos, renegociar com os fornecedores e fidelizar clientes.
Gostou do nosso artigo? Aproveite para saber como calcular a margem de lucro do seu negócio e obter melhores resultados financeiros. Vamos lá!