4 erros de comunicação interna em lojas que você deve evitar

4 erros de comunicação interna em lojas que você deve evitar

Quando você administra um ponto de vendas, o mais importante é ter uma equipe bem alinhada e uma boa relação com os clientes. Isso porque boa parte dos problemas que ocorrem em lojas é consequência de uma má comunicação interna, a qual também afeta o desempenho das vendas.

Se a sua equipe não consegue trocar informações de forma simples e eficiente, pequenas tarefas do dia a dia podem se tornar bem mais complicadas. Quando o time não sabe se um fornecedor fará a entrega, por exemplo, ele também não vai preparar o espaço para armazenar todas as mercadorias recebidas.

Para que você não caia em algumas dessas armadilhas, veja aqui 4 erros bem comuns de comunicação interna em lojas e saiba o que você pode fazer para evitá-los.

1. Duplicação de informação

Ter uma cópia de algum arquivo ou documento é muito importante em vários negócios, desde que você possa diferenciá-la do arquivo original. Quando você duplica certos dados, a equipe pode começar a editar os dois separadamente, dificultando uma análise posterior.

Nesse caso, o melhor a fazer é ter um sistema de unificação de informações, garantindo que apenas 1 arquivo seja modificado. Além disso, ter um histórico de alterações criado automaticamente pode poupá-lo de várias confusões quando houver algum erro de lançamento.

2. Falta de coerência

Nem sempre um profissional consegue alcançar aquilo que lhe foi prometido, mas é muito ruim ter esse tipo de incidente dentro de uma loja. Se um negócio promove um determinado conjunto de valores, como honestidade e disciplina, por exemplo, é muito desagradável quando, na prática, nenhum destes elementos é colocado em prática.

Esse é um problema mais difícil de resolver, já que exige uma mudança de atitude por parte da equipe. Porém, você pode promover um comportamento mais saudável por meio de treinamentos e incentivos — acima de tudo, seja um exemplo daquilo que deseja promover.

3. Descentralização da gestão

É mais comum ver uma comunicação interna mais “solta” hoje em dia, onde cada colaborador está mais livre para tomar suas decisões. Porém, para evitar que todos vão em direções diferentes, a figura central do gestor ainda é muito importante. Ele deve ser responsável por manter o objetivo do negócio bem claro, especialmente no dia a dia.

Um erro grave é ter mais de um gestor para um negócio muito pequeno. Quando a loja não demanda muito trabalho administrativo, ter mais de uma pessoa responsável pode gerar mais confusão do que facilitar tarefas.

4. Não ser transparente

Por fim, mas não menos importante, toda a comunicação dentro de uma loja deve ser transparente e clara. Distribuir tarefas sem explicar seu propósito, por exemplo, não é bom para o clima organizacional do estabelecimento. Portanto, se você quer facilitar a cooperação entre todos, lembre-se de promover uma comunicação mais transparente.

Agora que você conhece esses erros de comunicação interna, já pode identificá-los em sua loja e começar a corrigi-los agora mesmo. Não deixe esses problemas ficarem sem solução por muito tempo, pois eles provocam vários prejuízos.

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