Saiba mais sobre o uso do inox na indústria hospitalar!
Você entra em qualquer unidade de saúde e lá estão eles, sempre limpos e com um brilho que até parece um espelho! É o aço inoxidável, esse material é uma mistura metálica formada por ferro, cromo, carbono e níquel.
Essa mistura proporciona alta resistência à corrosão e ao calor. É justamente em função dessas propriedades, que a utilização do aço inox na indústria hospitalar é muito bem-vinda.
À medida que os aços comuns sofrem com a ferrugem, o aço inox resiste à corrosão. Por isso, é o material mais utilizado para produção de utensílios, móveis e equipamentos de uso hospitalar. O aço inox é um material que realmente proporciona muitos benefícios.
Quer saber mais sobre o uso do inox no setor hospitalar? Então, continue com a leitura!
As vantagens do aço inox na indústria hospitalar
A superfície do aço inoxidável não é porosa; bactérias, vírus e até mesmo manchas não podem penetrar nele. Basta uma simples limpeza para deixá-lo higienizado. Mesmo com a utilização de produtos químicos agressivos, sua superfície não é afetada. Além disso, o aço inox resiste à corrosão e não enferruja.
Dentro da indústria médica, suas propriedades tornam esse material perfeito para o uso na na manufatura hospitalar. Veja suas vantagens:
- versátil, pode ser aplicado em diferentes móveis e equipamentos;
- diminuição do risco de contaminação;
- baixa taxa de oxidação;
- resistência ao calor;
- alta resistência à corrosão;
- higiênico e fácil de limpar;
- propriedades antibacterianas;
- não magnético; perfeito para salas cirúrgicas;
- 100 % reciclável e design sustentável;
- mantém sua forma por muitos anos;
- superfície não porosa: não cultiva colônias de agentes patogênicos;
- menos manutenção, mais econômico.
Estudos confirmam que a contaminação bacteriana diminui surpreendentemente após a sua limpeza, garantindo o bem-estar dos pacientes, familiares e funcionários.
Classificação do aço inox
O inox na indústria hospitalar atende de forma abrangente às demandas do setor. Ele é dividido em categorias. Conheça os tipos empregados na fabricação de itens para hospitais.
Austenítico
Muito resistente à corrosão, fácil de soldar. Os aços 304, 304 L, 316 e o 316 L são os mais indicados para a fabricação de móveis, equipamentos e utensílios.
Martensítico
Tem alta resistência, o que viabiliza a fabricação de bisturis, facas, pinças, válvulas e outros acessórios para a área de saúde.
O aço inox na cozinha hospitalar
A cozinha hospitalar é responsável pela preparação dos alimentos servidos aos pacientes e funcionários do hospital. Por essa razão os equipamentos devem ser em aço inox e satisfazer as exigências quanto à higiene da vigilância sanitária.
Os equipamentos vão desde forno, fogão, geladeira e freezer, até itens como: ralos, grelhas, lixeiras, pias, lavatórios, panelas e talheres.
O inox no bloco cirúrgico
É a unidade onde se realizam as intervenções cirúrgicas, constituída por salas e também pelos equipamentos e materiais utilizados pela equipe. As salas passam por rigorosos processos de desinfecção e a utilização de móveis e equipamentos em aço inoxidável promovem e facilitam a limpeza diária. Alguns exemplos:
- carro de transporte;
- maca de transferência;
- suporte de soro;
- banqueta de elevação giratória, entre outros.
Ainda que existam outros insumos, o aço inox na indústria hospitalar continua sendo metal mais utilizado nas clínicas médicas, odontológicas, veterinárias, nos hospitais e outras instituições de saúde.
Gostou do nosso artigo? Para manter-se atualizado e saber mais sobre o aço inox, assine a nossa newsletter e obtenha outras informações como estas e muito mais!