Afinal, quais são as vantagens de usar inox na indústria hospitalar?

A escolha dos materiais de equipamentos para hospitais é muito importante para o bom funcionamento do estabelecimento. Alguns objetos, como pias, bacias e mesas, precisam ser muito bem conservados para evitar infecções e outras complicações. Por isso mesmo é tão comum que apliquem o inox na indústria hospitalar hoje em dia.

O aço inoxidável, também chamado apenas de “inox”, é um tipo de aço temperado com propriedades adicionais. Ele é muito utilizado na confecção de equipamentos, móveis e outras peças úteis dentro de hospitais e clínicas, pois atende a uma série de exigências em higiene e segurança hospitalar.

Há diversas variações desse material, com características mais específicas para cada situação. Por exemplo, o inox martensítico é mais utilizado na confecção de bisturis, pinças e outros utensílios.

Para esclarecer mais o tema, listamos aqui as principais vantagens de utilizar o aço inox na indústria hospitalar. Acompanhe:

Baixa oxidação

A principal qualidade desse material, da qual vem o seu nome, é sua alta resistência à oxidação. Em outras palavras, dificilmente o inox começa a enferrujar. Mesmo em contato regular com água ou outros líquidos, ele mantém sua integridade.

Isso significa, em primeiro lugar, que ele não soltará partículas de ferrugem no recipiente em questão, evitando contaminação. Além disso, a oxidação cria fendas na superfície do metal, criando espaço para que bactérias e sujeira se acumulem.

Manutenção menos frequente

Outro motivo para a aplicação do inox na indústria hospitalar é sua alta resistência geral a impactos e abrasão. Normalmente, cada movimento e limpeza em uma superfície desgasta material, o que exige uma manutenção regular para mantê-lo utilizável.

No caso do aço inoxidável, sua superfície é bem mais resistente a esses pequenos danos. Como consequência, você não precisa fazer a manutenção do equipamento com tanta frequência para manter o nível de qualidade necessário.

Menor risco de contaminação

Graças à sua maior resistência e menor índice de manutenção, o aço inox também apresenta baixo risco de contaminação, desde que continue limpo. Isso é muito importante em um ambiente hospitalar, pois evita a proliferação de doenças, reinfecções e contaminação de medicamentos.

Aplicação versátil

Uma das principais vantagens do aço inoxidável, de forma geral, é sua aplicabilidade. É possível confeccionar diversas peças com ele, como pias, camas, utensílios, ferramentas, entre muitas outras coisas. Sendo assim, o inox na indústria hospitalar é uma ótima opção para material padrão.

Além disso, ele também é altamente reciclável, permitindo que você ainda tire algum valor dele, mesmo que os equipamentos fiquem obsoletos e precisem ser descartados.

Fácil de limpar

Por fim, mas não menos importante, o aço inox é um metal mais liso e leve que a média. Isso faz com que sua limpeza seja bem simples e rápida, evitando que certos equipamentos fiquem com resíduos após o processo de higienização ou que cada limpeza e preparação de equipamentos tome tempo demais dentro das suas rotinas de trabalho.

Com essa informações, você já entende melhor as principais vantagens de utilizar o aço inox na indústria hospitalar. Se quiser acompanhar nossas notícias sobre esse material e suas utilidades, curta nossa página no Facebook e receba tudo em primeira mão!