Confira os principais tipos de telhas metálicas e suas aplicações

Confira os principais tipos de telhas metálicas e suas aplicações

Manter o patrimônio conservado e protegido é apenas alguns dos motivos que levam as pessoas a fazerem uma cobertura para ele. No entanto, surgem muitas dúvidas no momento de escolher qual o tipo de material colocar no telhado. Devido a inúmeras razões, alguns têm optado pela telha metálica.

Quer descobrir que motivos são esses? Neste artigo, abordaremos esse assunto e falaremos também sobre os tipos de telha metálica que existem. Vamos lá!

Quais são as vantagens das telhas metálicas?

Embora o uso das telhas metálicas seja muito associado a galpões, as residências e outros tipos de imóveis também podem usufruir da qualidade desse tipo de cobertura. Mas, quais são as vantagens das telhas metálicas? Vejamos algumas:

Versatilidade

As telhas metálicas oferecem uma grande variedade de materiais, como:

  • alumínio;
  • cobre;
  • estanho;
  • zinco;
  • aço galvanizado.

Devido a isso, é possível personalizar o telhado com base no estilo, preço e durabilidade que se deseja.

Longevidade e durabilidade

Outro benefício é a longevidade. Normalmente, uma cobertura tradicional dura, em média, 20 anos. Por outro lado, as telhas metálicas podem ter uma vida útil de até 70 anos.

Porém, de nada adiantaria ter um telhado por um longo período, mas defasado pelo tempo, concorda? Por isso, a durabilidade é outra característica desse tipo de cobertura. Sendo assim, o telhado continua robusto, resistente e bonito apesar das agressões do tempo e do clima.

Redução de custo

Os gastos com a implantação de uma cobertura de metal gera um excelente custo-benefício e diminui as despesas. Por exemplo, enquanto um telhado de madeira pode custar aproximadamente R$ 2.850,00 o metro quadrado, o de metal custa em média R$ 140,00 o metro quadrado. É claro que esses são valores médios, mas demonstram uma grande diferença de custos.

Quais são os tipos que existem?

Convencional ondulada

Muitos gostam do seu design, pois podem ser instaladas em forma de arco. Indicadas para vãos pequenos, como em escadas, são bem econômicas e podem ser encontradas no mercado em espessuras de aço entre 0,40 a 0,70 cm.

Convencional trapezoidal

O modelo trapezoidal é o mais encontrado nas edificações comerciais e industriais do Brasil. O motivo é a facilidade e praticidade de sua instalação, além de ser achada em diversas dimensões, espessuras e alturas. Outro benefício é o seu formato que possibilita a sua utilização para, por exemplo, fechar laterais de galpões.

Autoportante trapezoidal

Essa telha metálica é ideal para edificações com grandes vãos, como é o caso de supermercados, indústrias e grandes galpões e o material com que é feita é leve e muito fácil de montar, tornando a cobertura mais econômica. No que diz respeito à sua espessura e dimensão, varia muito de acordo com o fabricante.

Se fossemos destacar uma particularidade da telha autoportante trapezoidal seria a ausência de estrutura metálica ao longo dos vãos. Dessa forma, o acabamento fica mais bonito e limpo.

Forro

Para edificações que precisam de uma cobertura prática e com conforto termoacústico, a telha forro é a indicada. Afinal, ela tem três camadas: uma é a própria telha, outra é a camada de injeção de espuma poliuretano e a última é um revestimento de PVC. Sendo assim, o visual final da cobertura fica impecável.

Enfim, optar pela telha metálica é uma decisão inteligente, uma vez que ela deixa a sua edificação mais bonita e protegida. Pode ter certeza de que não se arrependerá e ficará muito satisfeito com o resultado final.

O que achou de nosso artigo? Gostou de conhecer os tipos de telhas metálicas e as suas aplicações? Então, não perca os próximos conteúdos. Assine nossa newsletter e receba-os direto em sua sua caixa de e-mail.