Conheça 5 técnicas de vendas para aplicar no seu negócio
As boas técnicas de vendas e de atendimento ao cliente devem ser aplicadas constantemente, a fim de manter ou aumentar os resultados comerciais. Elas são utilizadas para auxiliar a equipe de vendas e facilitar a jornada de compra do cliente dentro da sua empresa.
Apesar da área de vendas muitas vezes ser tratada como uma área intuitiva, estudar e aplicar as técnicas de vendas aqui explicitadas vão auxiliar você a identificar possíveis problemas e preparar a empresa para as objeções do cliente sobre o seu produto.
Vender é importante, mas manter o relacionamento com o cliente ao final da compra também o é. Utilizando as técnicas de vendas listadas abaixo, você terá mais chances de ser certeiro em sua abordagem e, assim, alcançar as suas metas. Continue acompanhando para conferir!
1. Foque no benefício do seu produto
Focar no benefício é uma técnica de venda na qual o mais importante é fazer com que o seu cliente enxergue valor no produto que você está oferecendo a ele.
Não se trata apenas de falar das vantagens em relação ao seu concorrente, mas, sim, da maneira de ver quais diferenciais o seu produto tem e como ele soluciona o problema do consumidor no momento.
Focar em resolver as dores do cliente funciona melhor do que simplesmente listar os atributos de um item.
2. Ajude o cliente a entender do que ele precisa
Nem sempre o cliente tem certeza do que ele está procurando. Sendo assim, uma entre as boas técnicas de vendas é fazer perguntas. Parece simples, mas às vezes estamos tão acostumados a falar dos nossos produtos que nos esquecemos de olhar com mais cuidado para quem o adquirirá.
Geralmente, as pessoas gostam de falar, então não será um problema conseguir as informações de que você precisa. Dê abertura para a pessoa falar e esteja atento para escutar. Além disso, faça anotações.
Enquanto a pessoa conversa com você, identifique na fala dela as dores que os produtos que você oferece podem resolver ou amenizar.
3. Seja flexível
Ser flexível é oferecer boas margens de vantagens para o seu cliente. Entretanto, essas vantagens não significam dar as coisas “de bandeja”, mas, sim, ir preparado para a negociação.
Se você oferecer algum desconto, crie também um senso de urgência ou de necessidade. Por exemplo: o desconto oferecido vale até o final da semana da reunião.
4. Não subestime o cliente
Atualmente, a informação está disponível a poucos cliques. Com isso, pode ser que o cliente já tenha pesquisado sobre os produtos que você vende.
Nesse contexto, é preciso estudar a fundo todas as características desses itens, para que uma eventual pergunta complexa não pegue os vendedores de surpresa. Imagine o seguinte cenário: aquele cliente que aparentemente seria uma venda fácil cria uma objeção que deixe toda a venda em xeque?
Se na pior das hipóteses o cliente surpreender com uma pergunta para a qual não se sabe a resposta, é preciso ser transparente e informar isso. Certamente, ele será mais cativado pela humildade do que por uma resposta errada.
5. Técnicas de vendas imprescindíveis: crie uma relação de confiança
Um bom vendedor pode até perder uma venda, mas não clientes. É preciso criar “rapport” — ligação de sintonia e empatia com o cliente. Isso se dá por técnicas de relacionamento, como falar no mesmo tom, fazer perguntas, olhar no olho, entre várias outras.
Estabelecer uma relação de confiança é ser verdadeiro com o seu cliente. Explique as vantagens que ele vai ter ao comprar seu produto, sem mentir. O cliente vai fechar a compra se ele se sentir confortável e enxergar valor na sua oferta.
As técnicas de vendas auxiliam o profissional a desenvolver suas capacidades e, assim, tornar essa atividade mais dinâmica no dia a dia. Saiba também como realizar um pós venda eficiente e mantenha o relacionamento de parceria com o seu cliente!