Como dar feedback para seus funcionários? Confira estas 5 dicas!
No processo de gestão de uma empresa é muito importante saber como dar feedback e também recebê-lo. Dessa forma, o gestor enxerga mais de perto as melhorias no desempenho das tarefas e nas habilidades de relacionamento de cada colaborador.
Infelizmente, nem todos os líderes conseguem colocar em prática essa maneira eficiente de conhecer seus próprios funcionários. Ora, é por meio dos feedbacks que podem ser discutidos e transformados em aprendizado os erros cometidos no espaço de trabalho.
Mas, para que o resultado dessa prática seja positivo, é essencial que ela não seja vista como uma crítica, e sim como um impulso para o crescimento.
Como dar feedback para os seus funcionários?
Muitas vezes, o gerente ou colaborador encarregado do feedback pode estar estressado por outros motivos. Isso é definitivamente um problema, já que, se não for dita da maneira certa, ele vai receber o comentário que deveria ser construtivo como uma crítica unilateral.
Algumas organizações abrem mão do processo de feedback por medo de serem mal interpretadas por parte dos colaboradores. Isso é prejudicial, já que não estimula nenhuma mudança de comportamento ou crescimento profissional do funcionário.
Para evitar impasses como esse, veja nossas 5 dicas para dar feedback para seus funcionários:
1. Escolha locais e horários adequados
Transmitir o feedback para os colaboradores, em muitos casos, é visto como um momento de tensão, mesmo que o retorno sobre os serviços prestados seja positivo. Por conta disso, o ideal é marcar um local e horário que sejam convenientes.
Conduza a conversa individualmente com cada um, uma vez que pode ser considerado assédio criticar as debilidades de um colaborador na frente dos colegas, o que pode mesmo vir a acarretar um processo trabalhista para a empresa.
2. Pense bem no que irá dizer
É necessário que seja feita uma reflexão sobre a conduta de cada funcionário, sobre suas práticas no trabalho ou mesmo hábitos de relacionamento com colegas. Tal avaliação não deve ser baseada apenas em críticas: podem ser feitos elogios e compartilhadas dicas de como melhorar.
Use um tom de voz adequado, para que não haja desconforto de ambas as partes. Faça perguntas sobre o que pode estar errado, mas de uma forma que não ofenda o seu colaborador. Muitas vezes as perguntas podem demonstrar o problema, fazendo o trabalhador concluir o que fez, se comprometendo a mudar.
Não se limite apenas em apontar os erros ou fazer críticas, é sempre bom dar um feedback positivo. Mostre-se satisfeito com o que ele tem feito de correto dentro da empresa, e o estimule a continuar assim.
3. Transmita a informação corretamente
Na hora de passar o feedback, atenha-se aos pontos fortes e fracos de seus funcionários. Comece falando sobre um aspecto positivo, depois faça uma crítica construtiva. Por último, cite uma qualidade do trabalhador e incentive-o a obter melhores resultados.
4. Faça uma abordagem clara e direta
Não estenda demais o feedback, uma vez que é um momento tenso para a maior parte das pessoas. Seja claro e objetivo, passe todas as informações de forma direta. Veja se o funcionário está compreendendo e evite rodear muito o que for dizer para evitar confusões.
5. Saiba ouvir seu colaborador
Todo esse processo não é apenas para você falar. É muito importante ouvir o que o os colaboradores têm a dizer, compreendendo, assim, a visão deles sobre os erros ou o desenvolvimento da empresa.
Dessa forma, a discussão se torna mais eficaz e traz melhores resultados, proporcionando perguntas mais estratégicas e transmitindo empatia e respeito durante a conversa.
Agora que você já sabe como dar feedback, vai ficar mais fácil ver o desenvolvimento dos trabalhadores em sua empresa, pontuando o que precisa ser mudado e melhorado.
Gostou de aprender com estas dicas? Então assine a nossa newsletter para acompanhar outros assuntos como este, e que podem te ajudar na gestão e no ambiente de trabalho!