empresa competitiva

5 boas práticas para tornar a sua empresa competitiva no mercado

É muito raro, atualmente, uma organização que não enfrente uma competição acirrada no mercado. Por isso, é fundamental adotar uma postura diferenciada para tornar a empresa competitiva.

No entanto, ao contrário do que se pode pensar, manter uma vantagem competitiva não depende apenas de preço ou das características do próprio produto ou serviço. A verdade é que muitas empresas tendem a ignorar outros fatores bem mais valorizados no mercado atual.

Neste post, apresentamos 5 maneiras de deixar a sua empresa competitiva a partir da adoção de algumas práticas. Acompanhe!

1. Explore os diferenciais da sua empresa

É fato que nenhuma empresa é exatamente igual à outra. Mesmo as organizações mais tradicionais sempre possuem algo que possa ser definido como um diferencial.

Assim, localização, medidas sustentáveis, algum programa comunitário, enfim, qualquer coisa que acrescente valor à empresa pode se tornar um fator de competitividade. É importante saber apenas explorar esse diferencial no momento e no contexto corretos, para que não soe oportunista, ou seja, irrelevante.

2. Conheça bem o mercado e seus competidores

Se você resolve explorar algum diferencial, é preciso conhecer bem seus competidores, os consumidores e quaisquer outros envolvidos no seu mercado. Afinal, não adianta tentar se diferenciar ou investir em qualquer estratégia sem antes entender o cenário.

Nesse sentido, faça o benchmarking para saber mais sobre seus concorrentes. Já para entender os seus públicos, são necessárias pesquisas de mercado, sejam elas mais simples ou mais elaboradas. A partir daí você poderá tomar algumas medidas de acordo com o mercado.

3. Invista em campanhas de marketing

O marketing, tanto por meio de ações de inteligência de mercado quanto de campanhas, é o seu principal aliado para tornar a empresa competitiva. Por isso, nunca deve ser visto como um custo, mas como um investimento.

Depois de descobrir seus diferenciais e potenciais, pode divulgá-los por meio de campanhas que dialogam com os diferentes públicos da empresa. Apenas tenha o cuidado de planejar bastante e investir nos canais mais adequados para cada situação.

4. Conquiste novos clientes e mantenha os antigos

Toda empresa sempre deseja conquistar novos clientes. No entanto, muitas esquecem de focar também na fidelização dos antigos, algo bem mais eficiente e barato, uma vez que, se estiverem satisfeitos, eles mesmos vão ajudar na conquista de outros, por meio do boca a boca e das redes sociais.

Para tanto, realize pesquisas de satisfação e ações de marketing de relacionamento, como envio de e-mails direcionados. O mais importante é manter um fluxo ativo de comunicação com os clientes, de modo que eles sempre se lembrem da sua empresa.

5. Seja um bom empregador para seus funcionários

Por fim, lembramos da necessidade de cuidar também de um público extremamente exigente: o interno. Seus colaboradores são os principais divulgadores da sua empresa, ajudando a aumentar a competitividade.

Dessa forma, além de oferecer boas condições de trabalho e uma remuneração digna, realize ações para desenvolver neles um sentimento de pertencimento à cultura da organização.

Enfim, ter uma empresa competitiva depende de muito trabalho e também do entendimento de que não dá para construir uma marca sólida e respeitada sozinho. Afinal, existem vários fatores e públicos convergindo para isso.

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