conheca-3-tendencias-de-tecnologia-em-logistica

Conheça 3 tendências de tecnologia em logística

Quer expandir os negócios da sua empresa e torná-la mais competitiva no mercado? Para alcançar tais resultados é fundamental conhecer as tendências de tecnologia em logística, afinal, a modernização de diversos setores tem promovido a otimização dos processos, reduzido custos e aumentado a competitividade de muitos empreendimentos.

A logística, por sua vez, é uma área estratégica em qualquer empresa, por isso merece sua atenção para o fortalecimento do negócio.

Conheça agora 3 tendências de tecnologia em logística e se prepare para a inovação da sua loja!

1. Tecnologias de rastreamento de cargas

Tecnologias de rastreio possibilitam o acompanhamento do status de transporte da carga, indicando as possíveis ocorrências em tempo real. Esse recurso facilita o processo de tomada de decisão, pois a empresa consegue descobrir e adotar soluções mais acertadas em menos tempo.

Os benefícios vão além da segurança: as tecnologias de rastreamento de cargas permitem avaliar as necessidades de alterações de rota, uma medida que busca fugir de congestionamentos.

Além disso, com a oferta de acompanhamento de cargas em tempo real, essas ferramentas podem ser usadas como forma de melhorar o relacionamento com os clientes.

2. Aplicativos

O diálogo e o esclarecimento de informações ainda são os artifícios mais importantes para a fidelização de clientes, que são essenciais para a sobrevivência e sucesso de qualquer negócio. Sendo assim, é preciso ter consciência de que a comunicação é indispensável na logística, tanto quanto em qualquer outro setor.

Uma das tendências mais bem aceitas de tecnologia em logística é o uso de aplicativos, que são poderosos instrumentos para a eficiência e eficácia da ação de transportar mercadorias.

Com a tecnologia mobile — tipo de tecnologia que pode ser usada durante a movimentação do usuário —, o empreendimento tem condições de aperfeiçoar a gestão de equipes externas, pois admite a conexão ao sistema e o acesso aos dados de qualquer lugar.

Desse jeito, a empresa é capaz de instruir colaboradores que atuam viajando e viabiliza que os motoristas reportem o status e ocorrências de sua viagem.

A agilidade e a fluidez do fluxo de informações nunca foi tão importante quanto é atualmente. A demora para a atualização de dados no sistema pode prejudicar o seu negócio, por isso o investimento em aplicativos será um grande diferencial.

3. Internet das coisas

O termo Internet das Coisas, ou em inglês Internet of Things (IoT), refere-se a um cenário em que vários aparelhos, ferramentas e dispositivos do seu dia a dia estão conectados à internet e se relacionam mutuamente.

Trata-se de uma proposta em que a conectividade serve para tornar os objetos mais eficientes ou dar a eles atributos complementares, com o objetivo de deixar mais simples e rápida a execução de tarefas cotidianas.

Nesse contexto, a tendência de equipamentos se comunicarem, certamente, será algo que facilitará e otimizará o trabalho dos profissionais de logística. Logo, estar ciente das mudanças e avanços da tecnologia e entender como usar estas possibilidades fará com que sua empresa agregue valor ao negócio e aos consumidores.

Ademais, a IoT é uma inovação com potencial para fazer a sua empresa entregar um nível de serviço cada vez maior, enquanto reduz os custos logísticos ao minimizar desperdícios de tempo e recursos.

As mudanças não param de acontecer e para garantir a competitividade da sua empresa é necessário que você esteja preparado para adaptá-la às modernidades do cenário atual. Portanto, fique atento às tendências de tecnologia em logística para não ser deixado para trás.

Outro ponto interessante é a entrega de mercadorias aos clientes. Será que a sua empresa tem feito isso da maneira certa? Descubra as 6 melhores práticas para a sua loja!