5 motivos para sua empresa formar líderes e não chefes

5 motivos para sua empresa formar líderes e não chefes

Formar líderes tem se tornado uma prioridade cada vez maior para as companhias, independentemente do seu tamanho. Por essa razão, também é cada vez maior o investimento em programas específicos de liderança, mentoria e técnicas de coaching.

Muitos não sabem, mas há uma grande diferença entre chefes e líderes. No primeiro caso, tem-se o poder posicional, sendo possível coagir os empregados a fazer o que deve ser feito. No segundo, tem-se a habilidade de influenciar, ou melhor, direcionar e inspirar as pessoas. Hoje, sem dúvida, a ideia de liderança é mais eficaz e benéfica para as empresas.

Pensando nisso, criamos um guia! Aqui você vai entender os motivos para sua empresa formar líderes e não chefes. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

1. Líderes retêm talentos

Talentoso é alguém que produz acima da média, bem como abraça os valores da companhia. É preciso reter esses profissionais para criar um diferencial em relação à concorrência. O problema é que grande parte dos talentos não pede demissão da empresa, mas dos seus chefes.

Chefes são conhecidos pelos jargões “aqui quem manda sou eu” ou ainda “se não está satisfeito, a porta de saída é bem ali”. Desse modo, eles distanciam as pessoas. Os líderes, no entanto, agem com autoridade e contribuem para a retenção dos melhores profissionais.

2. Líderes dão feedback

Existe uma grande diferença entre feedback e bronca, e os melhores líderes sabem muito bem disso. O feedback é um retorno de informação, com o objetivo de melhorar o desempenho do funcionário em determinada atividade. A bronca é apenas um conjunto de críticas.

Fato é que os líderes possuem inteligência emocional, por isso sabem esperar pelo momento certo para conversar com seus funcionários e indicar o que precisa ser melhorado. Isso contribui para que a equipe seja desenvolvida diariamente, e não fique desmotivada.

3. Líderes são exemplares

O exemplo é uma das mais importantes ferramentas para conduzir um time à ação. O problema é que muitos chefes ainda não se deram conta disso. Por esse motivo, infelizmente repetem com orgulho o famoso “não faça o que eu faço mas faça o que eu falo!”.

Verdadeiros líderes são exemplares, mostram o que deve ser feito e entregam os resultados pessoalmente. Eles comumente colocam a “mão na massa”, ouvem seus subordinados, abraçam os valores da empresa e respeitam sua cadeia de comando.

4. Líderes reconhecem e incentivam

Segundo pesquisa da Tower Watson, o reconhecimento contribui para que os funcionários se tornem 60% mais produtivos. Os líderes são experts no assunto, eficazes em dividir os “louros da vitória” com sua equipe de trabalho, reconhecendo aqueles que merecem.

Os chefes, por outro lado, preferem o reconhecimento. Comumente esquecem o valor do “nós” e preferem atribuir as conquistas apenas a si mesmos. Isso faz com que o desempenho dos profissionais seja mitigado, distanciando-os do alcance das metas desejadas.

5. Líderes vestem a “camisa” da empresa

Os líderes têm um verdadeiro prazer em conduzir as pessoas, por isso dão o seu melhor em cada atividade. Não obstante, vestem a “camisa” da empresa e comprometem-se pessoalmente com o que deve ser feito. Os chefes nem sempre agem dessa forma. Muitas vezes não sentem paixão pelo que fazem, nem mesmo se comprometem com os resultados esperados.

Agora você está por dentro do assunto e entende a importância de desenvolver verdadeiros líderes — e não simples chefes. Tenha certeza de que, ao fazer isso, todo o empreendimento será beneficiado, nos mais diversos níveis e áreas.

Gostou do conteúdo? Está pronto para formar líderes? Então aproveite para ler este post e conhecer os estilos de liderança e seus impactos na empresa!