logística de entrega de mercadorias

Logística de entrega de mercadorias: 6 melhores práticas para sua loja

Uma loja de ferro e aço que tem como objetivo melhorar a sua gestão, otimizar o seu trabalho e conseguir ser mais competitiva do que a concorrência precisa estar atenta aos seus processos diários.

Um desses processos é a logística de entrega de mercadorias aos clientes. Ele é responsável por uma operação importante e que tem que ser feita de maneira a não desperdiçar tempo e nem deixar os compradores insatisfeitos.

1. Avalie bem os clientes

Cada cliente tem um tempo de espera diferente. Por mais que a maioria deles não goste de esperar para receber mercadorias, há uma variação de tempo que cada um pode tolerar.

Na hora de fechar uma venda, tenha certeza de quanto tempo o comprador tem até a chegada do material e, se preciso, reajuste os cronogramas de entrega.

2. Tenha uma frota de entrega adequada

Cada tipo de produto tem um formato, um peso e um nível de cuidado diferente na hora de ser manejado. Sendo assim, avalie que tipo de transporte é o melhor para que você consiga fazer entregas com itens diferentes: desde chapas, vergalhões, telas e bobinas até tubos e barras.

Quanto melhor você estiver preparado, menos viagens terá que fazer. Assim é possível economizar viagens e tempo.

3. Organize bem o seu estoque

Separar os produtos que serão enviados para o cliente é uma tarefa que toma tempo, mas ela não pode ser motivo de atrasos das suas encomendas.

Por isso o estoque tem que ser muito bem pensado, de forma que facilite o carregamento das suas entregas. Itens que têm mais saída precisam estar armazenados de maneira que a sua retirada não demore muito tempo a ser feita.

4. Fique atento para fazer uma boa reposição de mercadorias

Um dos segredos para toda a empresa que faz revenda de produtos é ter uma reposição de mercadorias benfeita. Isso significa que o controle de estoque deve andar no mesmo ritmo que a requisição e a compra de itens.

Ao manter um bom nível de abastecimento, além de conseguir agilidade na finalização das vendas, você também evita que clientes busquem produtos com seus concorrentes.

5. Defina uma boa estratégia de rotas de entregas

Um fator que exerce grande impacto em qualquer empresa que dependa de uma logística bem estruturada e planejada é a definição de rotas de entregas.

Elas precisam ser pensadas para garantir a segurança do transporte, a integridade das mercadorias e um tempo hábil para evitar dores de cabeça quanto aos contratos firmados.

Por isso, nunca deixe de avaliar as suas opções e contar com um bom plano de rotas, avaliando alternativas para contornar possíveis imprevistos.

6. Evite a rotatividade de pessoal

Ao demitir e ter que contratar novamente pessoas para a sua equipe a empresa acaba perdendo um pouco de competitividade no seu funcionamento — tanto pelo tempo e custo que são exigidos nesses processos quanto pela necessidade de adaptação dos novos funcionários.

O ideal é manter todos os colaboradores motivados e bem orientados. Assim, tanto eles quanto a própria loja saem ganhando no final.

Seguindo essas orientações você fará com que a sua loja de ferro e aço tenha mais chances de conquistar melhores resultados no final do mês, além de ter também mais tranquilidade com a diminuição de possíveis reclamações de clientes.

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