Evite acidentes: saiba a importância de investir na sinalização da sua loja de ferro e aço
Quem trabalha com a comercialização de ferro e aço sabe muito bem das dificuldades de gerir esse tipo de negócio. Planejamento, controle de estoque, organização; enfim, são muitas responsabilidades. Em meio a tantas atribuições, pode ser que a sinalização da loja fique de fora das prioridades mais relevantes. Contudo, ela carece de cuidados, já que pode evitar acidentes graves.
Para saber como fazê-la de uma forma eficiente, continue lendo o texto!
No que consiste a sinalização da loja?
Em termos resumidos, trata-se da implementação de placas e avisos específicos. O intuito é diminuir o risco de quem passa cotidianamente por esse ambiente — clientes ou funcionários.
Ela pode ser uma indicação simples na área de armazenamento de aço ou até mesmo uma pequena placa avisando sobre o piso molhado. Independentemente da função, a sinalização da loja é uma forma de comunicar visual e verbalmente sobre possíveis riscos.
Por que fazer a sinalização da loja?
Há uma preocupação bastante séria que você deve ter como gestor: a responsabilidade por eventuais acidentes dentro de sua empresa é sua.
Sendo assim, apostar em uma boa sinalização é uma precaução necessária. A partir de uma iniciativa simples, você age preventivamente, ajudando a manter a integridade física de sua equipe e das pessoas que escolheram a sua loja para comprar.
Dessa forma, você ainda se afasta de problemas judiciais decorrentes desses casos. Ninguém gosta de ter essas dores de cabeça, certo?
A organização também melhora com uma comunicação visual devidamente estruturada, contribuindo para uma maior motivação dos funcionários — afinal, é muito mais agradável e seguro trabalhar em um local bem sinalizado, não é mesmo?
A mesma lógica vale para os clientes: quando se sentem bem informados, o relacionamento entre vocês tende a melhorar. Com isso, crescem as chances de que o consumidor prefira comprar com você em vez do concorrente.
Como fazer a sinalização da loja?
Primeiramente, pense nos riscos ligados aos materiais pesados. Onde ficam? Como é feita a passagem deles? O aço pode machucar alguém de um modo muito sério. Dessa forma, é essencial que seja feita uma indicação clara do seu peso, do transporte etc. “Cuidado”, “Olhe antes de passar”, “Atenção”, são alguns exemplos de sinalização para esses casos.
Indique também o caminho a seguir e o que há em cada parte da loja de ferragens ou materiais de construção. Isso não só ajuda o cliente a encontrar aquilo de que necessita, mas também colabora para que ele não adentre áreas que sejam mais perigosas. Nesses casos, use “Acesso restrito” ou algo do gênero.
Não se esqueça de marcar os sanitários, as saídas de emergência, a sala da diretoria e assim por diante. Aos poucos, a comunicação visual facilitará bastante o funcionamento do seu empreendimento.
Pensar em segurança nunca é demais! É por isso que a sinalização da loja é algo tão relevante e deve ser tratado como tal. Você terá uma equipe mais protegida e consumidores mais satisfeitos.
Se você gostou desse texto, que tal compartilhá-lo no Facebook ou em outras redes sociais? Marque aqueles seus colegas que também são empreendedores!