Motivação dos funcionários: 5 dicas que realmente funcionam
A motivação dos funcionários é um dos mais importantes elementos para o crescimento da companhia. Quando motivados, eles atendem melhor aos clientes finais, são mais produtivos e comprometidos com os objetivos desejados pela loja de ferro e aço.
Contudo, para motivá-los é preciso saber investir em diferentes táticas, que vão desde o reconhecimento pelas tarefas bem executadas até a construção de um clima de trabalho mais agradável. Desse modo, os resultados serão épicos.
Pensando nisso, criamos um conteúdo especialmente para você. Neste post você vai descobrir 5 dicas que realmente funcionam para a motivação dos funcionários. Confira!
1. Reconheça os resultados alcançados
Antes de qualquer coisa, é preciso saber reconhecer os colaboradores pelo que eles já têm feito dentro do estabelecimento. Quando um profissional entrega excelentes resultados e não é reconhecido por isso, sente-se “invisível” à administração.
É importante destacar que reconhecer não custa nada, basta afirmar que o profissional tem contribuído para a melhoria da loja. Então nunca deixe de elogiar pessoalmente sua equipe ou enviar um e-mail de agradecimento pelos resultados.
2. Recompense os colaboradores pelas conquistas
Em algum momento será preciso ir além das palavras (reconhecimento) e mostrar, na prática, que você valoriza as conquistas dos colaboradores. Por isso, é preciso definir algumas recompensas que sejam criativas e desejadas, como:
- almoço com acompanhante;
- vaga exclusiva na garagem da empresa;
- dia de folga remunerado;
- pequenos prêmios (pode ser algum produto da loja).
Esses são apenas alguns exemplos, é preciso ter criatividade! Para definir uma boa recompensa, é crucial analisar 3 pontos: o desejo dos funcionários, o orçamento disponível e a adequação aos sindicatos de classe.
3. Implemente benefícios complementares
Os benefícios oferecidos possuem um importante papel na motivação dos funcionários. Hoje, são 4 os exigidos por lei: vale-transporte, férias, décimo terceiro salário e FGTS. Mas é possível ir além e abraçar benefícios complementares. Os mais comuns são:
- parcerias com academias;
- parcerias com instituições de ensino;
- vale-cultura;
- plano de saúde;
- plano odontológico.
Tenha em mente que os novos benefícios devem atingir o maior número possível de colaboradores. Para isso, é preciso ouvi-los e entender o que é importante — o auxílio-creche pode ser relevante em uma empresa e em outra não, por exemplo.
4. Melhore a comunicação interna
Uma boa comunicação tem um importante papel, por isso é um dos principais focos do endomarketing (marketing aplicado à gestão de pessoas). Quando há diálogo, é possível manter a equipe informada, alinhada e engajada na busca pelos resultados.
Conheça algumas ferramentas para facilitar a comunicação:
- mural de recados;
- caixa de sugestões;
- aplicativos mobile (como grupos no WhatsApp);
- sistemas especializados.
O mais importante é que a liderança da empresa esteja comprometida com o assunto. Desse modo, será possível construir um clima de transparência e integração de pessoas — algo bastante motivador.
5. Invista em momentos descontraídos
Muitas vezes o negócio está tão engessado pelas atividades diárias que entra em uma rotina sem fim, em que só há espaço para trabalho e mais trabalho. Isso deixa o clima sobrecarregado, aumenta o estresse interno e até o número de conflitos interpessoais.
Como solução, é possível investir em momentos mais descontraídos — dentro ou fora da empresa. Para isso, você pode:
- comemorar datas especiais (aniversários, Natal, Dia das Mulheres etc.);
- investir no happy hour;
- implementar um café da manhã.
Ao aplicar essas dicas, você conseguirá construir um ambiente de trabalho animador e engajar todos os profissionais na busca por resultados fora da curva!
Agora que você está por dentro do assunto e conhece algumas dicas para a motivação dos funcionários, aproveite para compartilhar conosco suas dúvidas e conhecimentos sobre o assunto! Deixe um comentário!