Gestão de pessoas: por que sua loja de ferro e aço precisa investir nisso?
Não adianta uma empresa possuir uma tecnologia de ponta, uma infraestrutura de alto nível e não ter uma gestão de pessoas eficiente. Um bom empreendedor sabe que é necessário ter funcionários engajados e satisfeitos para o negócio apresentar resultados acima da média.
Em um mercado cada vez mais complexo, as organizações precisam utilizar devidamente o capital humano para conseguir uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Por isso, é essencial saber escolher e capacitar bem os funcionários!
Neste artigo, vamos destacar 5 benefícios que o gerenciamento de pessoas pode proporcionar a sua empresa. Confira!
Aumento da
produtividade e motivação
A produtividade tem relação direta com a motivação. Uma prova disso é que um estudo da consultoria Right Management aponta que um funcionário motivado pode apresentar um rendimento 50% melhor.
O que pode deixar o colaborador mais estimulado no ambiente de trabalho? Várias ações podem contribuir para um maior envolvimento do funcionário com a empresa, como programas de treinamento, bonificação por desempenho, comunicação clara e a identificação com os valores da organização.
Melhoria do ambiente de trabalho
Respeitar o funcionário é uma das medidas mais importantes para conquistá-lo. Ao valorizá-lo e criar boas condições de trabalho, uma empresa terá mais chances de engajar os colaboradores para alcançar as metas do negócio.
Dessa maneira, os conflitos negativos entre os gestores e os demais membros de uma equipe dificilmente acontecerão. Além disso, as reuniões e os diálogos serão mais produtivos, o que favorece a inovação e a resolução de problemas com rapidez.
Desenvolvimento e retenção de talentos
Proporcionar um bom salário e possibilidades de ascensão influenciam um funcionário a construir uma história na empresa. Contudo, é preciso oferecer algo mais para diminuir a rotatividade: o desenvolvimento de talentos.
Um colaborador pode ficar mais envolvido com as prioridades de uma empresa quando participa de um programa de capacitação, que tem como objetivos melhorar o desempenho e prepará-lo para assumir mais responsabilidades e novas atribuições.
Aumento das vendas e da satisfação dos clientes
Com metas bem definidas e funcionários atentos ao comportamento do consumidor, é muito mais fácil expandir as vendas e o nível de satisfação dos clientes. Se o colaborador estiver satisfeito com o trabalho e o ambiente organizacional, as chances de oferecer um serviço de forma atraente ao consumidor serão bem maiores.
Ninguém gosta de receber um atendimento ruim. Uma empresa disposta a tratar os funcionários e os clientes com respeito conseguirá fortalecer a sua imagem no mercado e obter um desempenho expressivo.
Melhoria dos serviços e processos internos
A melhoria contínua não deve focar apenas o funcionário, mas também a forma que a empresa se comporta perante os demais segmentos do público-alvo. Uma das maneiras de melhorar o relacionamento com os colaboradores é abrir espaço para eles apresentarem ideias e opinar sobre os pontos positivos e negativos da organização.
Ter sensibilidade para reconhecer o potencial dos funcionários em produzir, inovar e aperfeiçoar os serviços é fundamental para a gestão de pessoas estar no caminho certo.
Agora que você já conhece alguns dos benefícios da gestão de pessoas, que tal compartilhar suas experiências conosco? Deixe um comentário aqui no post e conte pra a gente o que você costuma fazer para gerir sua equipe!