Curva ABC: a solução para os problemas de seu estoque
Procurando um jeito de otimizar seu estoque e priorizar os itens que mais dão lucro? Então você precisa conhecer a Curva ABC.
Ferramenta de logística utilizada há muitos anos, a Curva ABC continua sendo uma ótima solução na hora de decidir como expandir um negócio e quais são os itens mais importantes para esta estratégia.
Muito fácil de ser aplicada em quase todas as áreas da empresa, ela se destaca quando o assunto é gestão de estoque. Acompanhe e entenda!
O que é a Curva ABC
Também conhecida como 80-20, a Curva ABC foi desenvolvida à partir da teoria do economista italiano Vilfredo Pareto e identifica o que é mais relevante dentro de um grupo. Mas qual é a importância disso?
Aplicando a curva, você pode identificar, por exemplo, dentre todos os itens vendidos em sua loja, que 20% deles traz mais dinheiro para você do que os outros 80%. Como fazer isso?
Categorizando seus produtos
As letras A, B e C representam grupos de itens do seu mix de produtos. Saber como classificar cada um deles é simples: escolha um período de tempo (pode ser um ano, um semestre ou um mês, por exemplo), multiplique o valor de cada item que você vende pelo número de vendas deste mesmo produto no período escolhido.
Feito isso, coloque a lista em ordem do maior para o menor resultado dessa multiplicação. Você vai perceber que os produtos que estão na parte de cima da lista são os mais importantes para o seu negócio e os lá do final são os menos relevantes.
Possivelmente, você já imaginava boa parte disso de uma maneira intuitiva, mas este método te ajuda a calcular tudo com precisão, o que é importante na hora de organizar e expandir seu estoque.Vamos refinar mais um pouco a lista anterior?
Calcule o percentual de cada item em relação ao total de todos os produtos, dividindo o valor total por produto pelo total de vendas da loja.
Agora é só juntar:
- o grupo A é formado pelos primeiros 20% dos itens da sua lista e representa o valor mais considerável de itens vendidos comparado com o valor de venda;
- o grupo B é composto pelos 30% seguintes de produtos;
- compõe o grupo C todos os itens restantes, que correspondem a 50% de todos os itens vendidos.
Como usar na prática a Curva ABC
Uma vez que você descobriu os produtos que se associam a cada grupo das letras (A, B e C), fica muito mais fácil programar suas compras.
Aqueles itens que estiverem dentro do grupo A são os mais importantes para o seu negócio. Trazem mais clientes e geram mais vendas, fazendo com que seu estoque gire e você ganhe mais dinheiro. São prioritários nas suas compras de reposição de mercadorias ou ampliação de estoque.
Os do grupo B são intermediários, necessitam de alguma atenção, pois também ajudam nas vendas, mas não são imprescindíveis.
Por último, a letra C. Apesar de ser o grupo com mais itens listados, não costuma representar um grande volume de receita. Se você estiver com poucos recursos para repor o estoque, estes produtos podem ficar para uma próxima compra.
Organizando a loja
Adotando esta metodologia no seu negócio, você verá que as margens de lucro tendem a aumentar: você vai vender mais, seu fluxo de compras ficará mais organizado e até mesmo a disposição dos produtos no estoque poderá ser melhorada.
Para garantir que tudo continue funcionando bem, é muito importante que você utilize um sistema de gestão. Fazer controles manuais gasta muito tempo e mesmo usando uma lógica simples, você está sujeito a erros que podem prejudicá-lo.
Pesquise qual a melhor solução e contrate um software para ter controles mais fáceis de serem entendidos, sem erros e com boa velocidade.
Gostou dessa ideia ou já utiliza a Curva ABC? Tem alguma dúvida sobre o tema? Deixe um comentário aqui no post e compartilhe sua opinião conosco!