4 dicas para montar um bom mix de produtos e aumentar as vendas

Montar um mix de produtos é uma das estratégias mais eficientes para aumentar as vendas de uma loja em curto prazo. No entanto, muitos empreendedores ainda não a utilizam, ou fazem isso erroneamente.

O mix de produtos é uma estratégia de vendas que visa incentivar seus clientes a adquirir produtos diferentes daqueles que eles já consomem em condições normais. No post de hoje, confira 4 excelentes dicas sobre como utilizar essa estratégia no seu negócio e turbinar as vendas.

1. Sugira produtos semelhantes

Sempre dê aos seus clientes a opção de adquirir produtos que se ajustem uns aos outros. Planejar essas ações com antecedência permitirá uma boa aplicação da estratégia, que pode aumentar consideravelmente o número de negociações realizadas.

Pesquise, em seu histórico de vendas, pelas mercadorias que são adquiridas em conjunto com maior frequência. Este movimento é o primeiro passo para analisar tendências de compra e compreender melhor as demandas dos seus clientes.

Vamos a um exemplo prático? Imagine o seguinte cenário: 5% dos clientes que compram o produto X também compram o produto Y. Ao identificar esse comportamento, é possível definir que essa combinação dá certo, e você será capaz de sugerir ao cliente a compra de um item que ele poderia nem saber que precisava.

2. Faça testes

Teve uma ideia nova de produtos que podem agradar seus clientes, mas não quer arriscar um movimento incerto? Fazer testes é uma boa estratégia para se certificar de que a sua ideia vai funcionar. Tomando essa precaução, você poderá diversificar seus produtos e evitar prejuízos com aquisições mal planejadas.

Para ter uma percepção confiável, porém, é preciso que o teste tenha um tempo de avaliação compatível. Não adianta fazer um teste de uma semana e tirar todas as conclusão daí: o ideal é que esse período seja de pelo menos 3 meses, garantindo a você uma visão ampla e fiel do desempenho desse produto.

3. Não sobrecarregue o cliente

Só ofereça um produto diferente após se assegurar de ter finalizado a venda do primeiro. Sobrecarregar os seus clientes com várias opções simultâneas não apresenta nenhum benefício, e você ainda corre o risco de comprometer a imagem da sua empresa por se comportar de forma inconveniente.

Além de deixar os compradores confusos, apresentar um número excessivo de opções pode dar a sensação de que os seus produtos não são tão bons, e por isso a empresa está ansiosa para se livrar deles.

Por isso, disponibilize poucas unidades e diminua as possibilidades imediatas para a pessoa decidir. Afinal, você já traçou a estratégia e sabe quais produtos “combinados” são mais interessantes de vender naquele momento, então deixe as transações ocorrerem naturalmente.

4. A regra de ouro para montar um mix de produtos: compre bem!

É possível dizer que metade do sucesso das vendas está nas compras. Portanto, você deve conhecer as preferências e necessidades dos compradores, oferecendo produtos que estejam dentro de uma faixa de preço que os clientes podem pagar.

Para isso, é preciso que o empreendedor conheça quem compra mais na sua loja. Você pode usar uma tabela para acompanhar o comportamento de visitas e de compras dos consumidores, por exemplo.

Uma boa ideia é anotar diariamente quantas e quais são as características dos clientes que compram na sua loja. Isso dará uma orientação para futuras compras, além de evitar que algumas mercadorias fiquem paradas no estoque. Não se esqueça também que o fundamental é saber por quais produtos os clientes estão dispostos a pagar.

Levando em conta essas 4 dicas, você conseguirá montar um mix de produtos com retorno muito mais significativo. Lembre-se que o planejamento é a base do sucesso, e sua estratégia sempre deve considerar o que é melhor para os seus clientes. Afinal, esse é um fator gerador de confiança que poderá resultar em avaliações positivas dos consumidores em relação ao seu negócio.

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