O Pacto Global da ONU no Brasil realizou o evento Conexão ODS, iniciativa que aconteceu no mês de outubro, promovendo diálogos relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, às questões sociais, ambientais, de governança nas empresas e como avançar em impacto social. Aline Ferreira, vice-presidente comercial e financeira do Grupo Aço Cearense, participou da programação do dia 20 falando sobre o Projeto Favela 3D (digital, digna e desenvolvida) de Fortaleza. O Grupo Aço Cearense montou um estande no evento e o público presente pôde participar de brincadeiras e ganhar brindes. O evento contou com a presença maciça de colaboradores da empresa.
O Favela 3D é organizado pelas ONGs Gerando Falcões e Pensando Bem, lideradas por Edu Lyra e o Rutênio Florêncio, respectivamente, e é apoiado pelo Instituto Aço Cearense, que tem como presidente Rosemeire Matos. A iniciativa visa à construção de ações voltadas para o urbanismo social e a superação da pobreza no Beco Céu, localizado no bairro Vila Velha, em Fortaleza. A proposta é erradicar a pobreza de maneira sistemática, trabalhando com base em uma mandala de impacto que contempla diferentes áreas, como: moradia, saúde, educação, cidadania, cultura, primeira infância, meio ambiente, geração de renda, esporte e lazer.
É preciso pensar no amanhã
O Pacto Global da ONU no Brasil, em parceria com a Somos Um, organização sem fins lucrativos que existe para reduzir as desigualdades sociais e criar oportunidades por meio de negócios de impacto, todos os debates e painéis foram pensados para discutir ações e meios para alcançar as metas do desenvolvimento sustentável e promover transformações sociais em todo o Brasil, expandindo o debate para além da região Sudeste. Toda a programação aconteceu no Beach Park, complexo turístico em Aquiraz, no Ceará, que é uma das empresas participantes do Pacto Global da ONU no Brasil. Nomes de relevância internacional, como o Nobel da Paz Muhammad Yunus, e Raj Sisodia, cofundador do Capitalismo Consciente, estavam entre os convidados de três dias de evento sobre os temas ESG.
O evento foi fechado para convidados, mas contou com cobertura completa dos veículos do Sistema Verdes Mares, que teve um estúdio dentro do evento, onde foram realizadas entrevistas e inserções ao vivo. O evento foi transmitido ao vivo pelo YouTube, por meio do canal do Diário do Nordeste.