corrosão do aço, como evitar

Corrosão do aço: entenda como acontece e o que é feito para evitar

Um dos maiores problemas causados pela exposição indevida do aço ao ambiente é a corrosão. Fenômeno químico que degrada o metal, chegando ao ponto de prejudicar (e muito) suas propriedades mecânicas. Em trabalhos que envolvem armazenamento e uso de ferro e aço, portanto, é dever do projetista analisar o ambiente ao qual o metal será exposto, bem como o tempo de exposição.

Em aspectos gerais, é mais vantajoso utilizar materiais resistentes ou métodos de proteção contra os efeitos adversos do meio. Muitas vezes, porém, devido principalmente a questões financeiras, são utilizados metais sem preparação, mesmo sabendo que ocorrerá deterioração.

Neste post, explicaremos o que é e como ocorre a corrosão do aço e apresentaremos algumas formas de contornar esse problema. Confira!

Como e por que ocorre a corrosão do aço?

A corrosão é um processo de deterioração dos metais que resulta da interação entre agentes naturais, como o gás oxigênio presente no ar e átomos da superfície do metal. Quando o material contém ferro, chamamos o produto dessa reação de “ferrugem” (óxido de ferro). Todos os metais podem ser corroídos, gerando diferentes “tipos de ferrugem”.

Alguns danos decorrentes desse desgaste estão associados apenas à aparência. Outros, mais graves, dizem respeito a falhas de peças, que perdem suas propriedades mecânicas e ficam mais frágeis, o que pode causar vazamentos, rupturas e interrupções de processo.

Essas mudanças estruturais podem se apresentar de diversas maneiras: atingindo o material todo ou apenas parte dele, em fendas ou nos grãos (estruturas internas) do metal.

A corrosão é derivada de dois processos eletroquímicos: a oxidação e a redução. O primeiro deles é a retirada de elétrons livres de um átomo. O segundo ocorre quando o átomo toma elétrons livres para si.

Para que a corrosão ocorra, devem existir esses elétrons livres, ou seja, átomos que necessitam de elétrons para se estabilizar, e um meio pelo qual isso ocorrerá (como a água, para os metais, presente inclusive no ar atmosférico).

Como evitar a corrosão?

Cuide da superfície

Pinturas específicas servem como proteção, pois criam uma espécie de barreira ou camada contra os agentes externos na superfície do metal. Quando aplicadas dessa forma, recebem o nome de inibidores. A aplicação de substâncias inibidoras elimina ou reduz significativamente o processo de corrosão.

O revestimento também pode ser temporário, para efeitos de transporte ou de estocagem, por meio de óleos ou de emulsões. Nesse caso, a limpeza posterior é uma etapa importante do processo. Lembre-se de evitar ainda que o material entre em contato com a água antes de estar protegido. O material deve estar limpo e seco para aplicação de inibidores.

Use materiais resistentes à corrosão, como o aço inox

Outra forma de evitar a corrosão é optar por materiais próprios para situações em que o problema pode ser previsto — mesmo que não possa ser evitado. Afinal, se o projetista já tem noção de onde será utilizado determinado metal, por que não impedir a corrosão logo na fonte, evitando problemas futuros?

Para isso, existem os aços ligados (ligas de aço), com propriedades inoxidáveis. Tais metais são obtidos a partir da adição de níquel e cromo. Este último elemento, ao reagir com o oxigênio, cria uma camada muito fina de corrosão, prevenindo que ela ocorra de forma mais profunda.

Um dos materiais mais conhecidos e eficazes para evitar a corrosão é o aço inox, que possui grande durabilidade, principalmente quando é utilizado em aplicações mais agressivas. Existem limitações de uso quando cloro e salinidade fazem parte do ambiente, mas, no geral, essa é uma solução eficiente.

Além dos aços inoxidáveis, existe o galvanizado e o galvalume. Aço galvanizado é aquele que possui uma camada de zinco depositada sobre sua superfície. Esse revestimento serve, assim como no aço inoxidável, como uma camada de sacrifício.

Já o galvalume é uma liga de alumínio, zinco e silício. Ele tem como grande vantagem a resistência à corrosão em ambientes atmosféricos abertos, sendo ideal na construção de telhados. Pode, ainda, sofrer tratamentos superficiais, melhorando até mesmo sua durabilidade.

Evite o contato com a água

Formas mais simples de prevenção de corrosão envolvem evitar que as junções de metal acumulem água, sirvam como barreira ao ar atmosférico ou permitam que a água escorra entre as placas. Se não for possível inibir totalmente a passagem de água, a sugestão é criar quebras nas conexões para drenagem.

O controle da umidade e da luminosidade no local de acondicionamento também é importante para contenção da corrosão. Em atmosfera de baixa umidade relativa, o ferro praticamente não sofre corrosão. Quanto maior for a umidade, mais acelerado será o processo corrosivo.

Para quem está disposto a investir, estão disponíveis no mercado dispositivos de climatização que gerenciam os níveis de umidade do ar. São controladores e termostatos que mantêm o ambiente de exposição dentro dos parâmetros necessários para melhorar o desempenho do material.

Como eliminar a ferrugem caso ela apareça?

Caso a ferrugem ainda apareça em suas peças após os cuidados citados, existem meios de eliminá-la, minimizando os impactos negativos na estrutura metálica.

É importante ressaltar que o aparecimento de corrosão em um objeto indica que, pelo menos na região atingida, suas propriedades mecânicas foram alteradas. A remoção da ferrugem não recupera as estruturas internas do material, mas faz com que a reação de deterioração pare de acontecer.

Logo, se a área corroída for grande ou se estiver em algum local muito solicitado do sistema mecânico, é preciso considerar a substituição da peça por outra nova e sem ferrugem. Um bom programa de manutenção preventiva é uma forma eficiente de evitar a inutilização de peças por corrosão mecânica.

Use vinagre ou outras soluções ácidas

A peça corroída pode ser colocada em uma solução de água e vinagre durante a noite e raspada com papel alumínio pela manhã para remoção dos resíduos da ferrugem. Outras soluções ácidas também podem ser usadas para tanto: água com limão, água com ácido fosfórico ou clorídrico (encontrados em produtos de limpeza).

Existem também produtos comerciais específicos para remoção de ferrugem, que podem ser comprados em lojas de material de construção, ferro e aço.

Use abrasão mecânica

A abrasão mecânica é a raspagem da superfície metálica com uma lixa ou com um esmeril, geralmente indicada para áreas maiores. Comece a remover os resíduos com uma lixa mais grossa e, depois, use lixas mais finas para apagar riscos causados pelas lixas anteriores e dar acabamento.

Recomenda-se que as superfícies tratadas sejam cobertas por pinturas inibidoras de corrosão. Mas atenção: não se deve aplicar nenhuma pintura diretamente na ferrugem! Ela deve ser primeiramente eliminada da peça para garantir um bom resultado. Cobrir a ferrugem com tintas inadequadas pode fazer com que ela se alastre com muita rapidez, piorando a situação.

Como podemos ver, existem diversas formas de contornar a corrosão do aço. Faça uma análise do local de aplicação do metal para saber qual solução você pode utilizar para evitar o desgaste dos artigos de metal.

E você, lembrou-se de mais alguma forma de evitar a corrosão do aço e do ferro? Conte pra gente aqui nos comentários e compartilhe seus conhecimentos!